Excelente exercício para melhorar o condicionamento físico

eambprofpilates2

Mas afinal, o que é Pilates?

Ultimamente, tem-se falado muito em aulas de Pilates. Mas afinal, o que é Pilates?

O pilates é um método de condicionamento físico desenvolvido pelo alemão Joseph Pilates, na década de 1920. Grande entusiasta da atividade física,como ele mesmo se denominava ,seu método visava a integração entre o corpo e a mente.

 

Pilates acreditava que o estilo de vida moderno, má postura corporal e respiração ineficient, ocasionava saúde ruim. Pilates estudou várias disciplinas atléticas para desenvolver o método de exercícios que recebeu seu nome.

Mas porque praticar pilates?

O método Pilates é indicado para reabilitação física, condicionamento físico geral e bem-estar. Ele promove a harmonia, flexibilidade e equilíbrio muscular e, uma vez que a aula é supervisionada por um professor que orienta um aluno ou pequenos grupos, é direcionado às necessidades de cada pessoa. Desta forma, o Pilates pode ser praticado por pessoas de todas as idades e níveis de condicionamento físico. Além disso, o Pilates ainda trás como benefícios a melhoria da concentração, coordenação motora e consciência corporal.

Como é o método Pilates?

O método Pilates consiste em mais de 500 exercícios utilizando ou não aparelhos com o objetivo de desenvolver o corpo harmoniosamente. Os exercícios são rítmicos de força e alongamentos, e demandam concentração e controle do corpo. Ao invés de realizar várias repetições, o método Pilates requer que os exercícios sejam feitos com menos repetições e com movimentos precisos. Muitos exercícios são baseados no Hatha Yoga, respiração profunda, meditação e exercícios gregos e romanos.

eambprofpilates2Sobre o autor:

Hélio Manabu Irie
Formado em ed física pela FEFISO (faculdade de educação física de Sorocaba)
Professor de Pilates – Ministrante de curso de formação em Pilates pela Pilates Contemporâneo
Personal trainner – Professor certificado core 360 de treinamento funcional
Estúdio Pilates Contemporâneo – Corporativo Ginastica Laboral

 

 

 

Retornar a pagina inicial

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X