Baleia Jubarte é retirada da Praia de Camburi

Animal que é levado para aterro sanitário, impressiona o público da Praia de Camburi

Foi utilizado um guindaste para retirar baleia que encalhou na praia na manhã deste domingo (5). A jubarte foi colocada no caminhão para ser levada para um  aterro sanitário. A operação de retirada da baleia durou quase duas horas.

A praia de Camburi registrou um movimento incomum na tarde desta segunda-feira (6). Muitas pessoas pararam para assistir à operação de remoção da baleia jubarte, de cerca de 15 toneladas, que encalhou na praia neste último domingo (5), perto do viaduto de Jardim Camburi.

A operação de retirada do animal – macho, apresentando cerca de cinco anos de idade e 12 metros de comprimento – durou cerca de duas horas e foi considerada um sucesso.

“Retirar um animal desse porte exige todo um planejamento operacional, equipamentos de grande porte e muito cuidado. No final, as equipes realizaram um bom trabalho e a parceria com a Vale foi fundamental para esse resultado”, disse o subsecretário de Meio Ambiente da Prefeitura de Vitória, Paulo Barbosa.

Parceria

A empresa mineradora cedeu um trator e um guindaste, além dos operadores dos equipamentos. Técnicos e agentes ambientais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) coordenaram a operação, que contou ainda com técnicos e equipamentos da Secretaria Municipal de Obras (Semob).

A Secretaria de Segurança Urbana (Semsu) enviou agentes da Guarda Civil Municipal para garantir o isolamento da área para a segurança da operação. Além disso, agentes de trânsito acompanharam a movimentação dos equipamentos na avenida Dante Michelini.

A Secretaria Municipal de Serviços (Semse) foi responsável pela destinação do animal, que foi levado para o aterro sanitário, em Cariacica. Além disso, servidores da Semse fizeram a limpeza da areia, uma vez que houve vazamento de líquido das entranhas da baleia, que já estava morta.

Fonte: Prefeitura Municipal de Vitória

Retornar a pagina inicial

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X