Criança quer brincar – Psicologia


Entendendo a dinâmica das crianças

Criança quer brincar. Se na praia está, a todo instante chama os pais para dar um mergulho, fazer castelo na areia, imitar jacaré e baleia. É assim, criança na praia brinca e quer que os adultos que estão ao seu redor brinquem também.

Se o adulto entender a dinâmica do brincar das crianças, dificilmente se estressará quando estiver com elas ao seu redor. Mas se incutir  que elas são muito agitadas e traquinas, logo começa o controle com agressões disciplinares, pois não  se envolvem  com o mundo delas. Mas as crianças conseguem agitar o ambiente quando percebem que não estão sendo incluídas pelos adultos. Dão um jeito de chamar a atenção de todos. Este sinal é um alerta para que os adultos as vejam e as valorizem, incluindo-as no ambiente.

Ao entrarmos no mundo infantil ficamos mais criança ou resgatamos a criança que existe dentro de nós. Por isso, adultos que costumam brincar com crianças ficam rejuvenescidos, vivem mais e adoram estar sempre rodeados delas.

Entrar no mundo das crianças é deixar manifestar a ingenuidade dentro de nós. Uma boa forma de eliminar o estresse do dia é chegar em casa e colocar os filhos nas costas, montar cavalinho e rolar no chão. Outra boa forma para ficarmos mais inteligentes ou exercitarmos nosso cérebro que vai “emburricando”, quando habituamos fazer sempre as mesmas coisas no trabalho, é jogar com os filhos: dominó, dama, xadrez, jogo da memória, quebra-cabeças, entre outras jogos. E, quando a idade vai chegando e a coordenação motora vai se comprometendo, é bom usar as crianças para brincadeira de roda, de mãos, com bolas,etc.


*Gerson Abarca é Psicólogo psicoterapeuta graduado pela UNESP/SP – 1990. Escritor pela Ed. Paulus. Atua na cidade de Vitória em psicoterapia de base psicanalítica para crianças adolescentes e adultos. Mentor do site: abarcapsicologo.com.br. Mais informações no telefone (27) 99992-0428 e no endereço: Rua Eugênio Neto, 488 – Ed. Praia Office – Sala 1001, Praia do Canto ( Ao lado da Igreja Sta Rita).

Veja mais sobre artigos relacionados ao tema política e sociedade em: http://abarcapsicologo.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X