Fibras e sua importância para a saúde


Você sabe quais os tipos de fibras existentes e os benefícios de cada uma delas?

Antes de tudo, é importante lembrar que as fibras são encontradas nas plantas (vegetais, legumes, frutas, etc). Possuem carboidratos que não são quebrados pelas enzimas produzidas pelo organismo humano. Portanto, não são absorvidas.  

Existem dois tipos de fibras: insolúveis e solúveis.  As insolúveis não dissolvem na água, baixa fermentação no intestino, e mantém, praticamente, toda sua estrutura intacta após passar pelo aparelho digestivo. Servem para aumentar o volume do bolo fecal, e agilizar a passagem do alimento pelo intestino. Dessa forma, evitam contato de substâncias carcinogênicas, presentes em alguns alimentos, com a parede do intestino.

As fibras solúveis, pelo contrário, dissolvem na água, e são fermentáveis no intestino grosso. Formam uma espécie de gel que dá saciedade e inibe a absorção de carboidratos e gordura.

Ao ocorrer a fermentação, há redução do número de bactérias patogênicas, o que possibilita melhora da flora intestinal, e absorção de nutrientes, principalmente o cálcio. Há aumento de bactérias benéficas, algumas delas produtoras de vitaminas do complexo B.

Para diabéticos do tipo 2, o consumo de fibras torna a absorção de carboidrato mais lenta, o que evita picos de insulina no sangue.

Para quem está com colesterol alto, o consumo de fibras também ajuda na redução da absorção de gordura.

Dietas pobres em fibras estão associadas à obesidade, hipertensão, dislipidemia, constipação intestinal, diabetes e câncer intestinal.
Onde encontrar fibras?

Fibras solúveis são encontradas em maior quantidade nas frutas, na aveia, e leguminosas (feijão, lentilha). As insolúveis, no farelo de trigo, arroz, e cereais integrais.

O consumo ideal pode ir de 25 a 30 gramas de fibras por dia. E é importante não esquecer da hidratação.  Ambas juntas trabalham positivamente para o funcionamento do intestino.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X