Festa na praça

Patrulha da Alegria anima a criançada com brincadeira e muita energia

Quebrar paradigmas e estreitar o relacionamento com a população é um dos objetivos da Patrulha da Alegria.  No projeto Patrulha da Alegria, as crianças são fotografadas com o grupo e andam de quadriciclo.

No domingo (9), a Praça Nilze Mendes Rangel servirá de palco para uma atração especial que envolverá a garotada de Jardim Camburi, é a Patrulha da Alegria, projeto realizado por policiais da 4ª Companhia do 1° Batalhão da Polícia Militar e que será recebido pela comunidade, onde realizará atividades divertidas com a criançada. A praça que está localizada próximo a Faculdade Estácio de Sá, vai receber o projeto, das 8 às 12 horas.

O intuito da Patrulha da Alegria é quebrar paradigmas, estreitar o relacionamento com a população, levando à criançada uma série de brincadeiras, com uma equipe caracterizada com roupas e pinturas coloridas e preparada para interagir com a garotada.

“Procuramos passar boas maneiras explicando às crianças o que é certo e o que é errado. É um trabalho educativo, com brincadeiras, esporte e entretenimento. O material utilizado nas gincanas que promovemos é adquirido pelos participantes do projeto que tem como objetivo humanizar a figura da polícia”. (Sub Tenente Teixeira ).

Segundo o Sargento Suechett  que é um dos membros da Patrulha da Alegria, o projeto partiu de uma das formaturas do PROERD – Programa Educacional de Resistência às Drogas. “No dia da formatura o Sargento Sidney demonstrou suas habilidades de malabarista, divertindo as crianças”, conta.

“O projeto é similar ao que o PROERD proporciona, embora o foco do programa seja a questão das drogas e as brincadeiras são somente no dia da formatura. Na Patrulha da Alegria nos vestimos de palhaço, falamos sobre diversos assuntos como droga, violência e outros. Orientamos as crianças a não aceitar presentes de estanhos. Quebramos o paradigma. Percebemos que quando estamos fardados nas ruas e próximo a nós uma criança chora, muitas mães costumam falar para ela para parar de chorar senão a polícia vai pegar. Deixamos claro que isso não é correto para que a criança não cresça com medo de policiais”. (Sub Tenente Teixeira)

De acordo com Iberê Arruda, membro da Coordenação de Esporte, Cultura e Lazer da Associação Comunitária de Jardim Camburi – ACJAC, a equipe do Professor Renan Magnago, da Secretaria de Esportes, Cultura e Lazer, da Prefeitura de Vitória, realizará atividades lúdicas com as crianças, com competições diversas e muitas brincadeiras.

“Esperávamos que o evento fosse realizado no dia das crianças, mas não foi possível. Estamos com expectativa de ser um grande evento. É uma ação que tem o envolvimento de todos os seguimentos, com a Policia Militar representando o Estado, a Prefeitura representando o Município e a ACJAC representando o bairro. A divulgação foi feita em praticamente todas as escolas de Jardim Camburi e via facebook. Teremos o apoio da Auto Escola Salomão que disponibilizará um carrinho de pipoca e um de algodão doce, dois pula-pulas, um freezer com agua gelo e a boa vontade para ajudar no dia do evento. Trabalhamos bastante para a realização desta ação. Se o tempo ajudar e a condição climática permitir, terá a aterrissagem de um helicóptero no campo society”, informa Iberê.

 

Retornar a pagina inicial

Deixe um comentário

Eu amo meu bairro - Grande Vitória