Marketing 4.0

 

Em “Marketing 4.0: Mudando do tradicional para o digital” – escrito em coautoria com Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan -, Philip Kotler, autor de mais de 55 livros de Marketing, explica que: a convergência tecnológica acabará levando à convergência entre o marketing digital e o marketing tradicional. Ou seja, Marketing 4.0 não é apenas sobre o ambiente digital. Kotler enfatiza que, no ambiente hiperconectado de hoje, as marcas precisam combinar interação online e off-line, pois tudo indica que os mundos on-line e off-line acabarão coexistindo e convergindo.

O livro explora as mudanças de poder que estão nos moldando e como a conectividade mudou fundamentalmente as vidas humanas: “uma pesquisa encomendada pela revista Variety revelou que, na faixa dos 13 aos 18 anos, celebridades do YouTube são mais populares do que astros do cinema americano”. Além disso, a obra também aborda a importância das mídias sociais e do marketing de conteúdo (“O conteúdo é o novo anúncio, #Hashtag é o novo slogan”). As mídias sociais estão revolucionando o mundo do marketing.

O marketing digital e a tecnologia estão transformando a maneira como fazemos negócios. Conversas espontâneas sobre marcas tem mais credibilidade do que campanhas publicitárias voltadas para um público específico. “No passado, os consumidores eram facilmente influenciados por campanhas de marketing. Eles também buscavam e ouviam autoridades e especialistas. Entretanto, pesquisas recentes em diferentes setores mostram que, hoje, a maioria dos consumidores acredita mais no fator social (amigos, família, seguidores) do que nas comunicações de marketing”. Os clientes não são mais receptores passivos, eles estão se tornando mídias ativas de comunicação. Os consumidores se importam cada vez mais com as opiniões dos outros. A verdade é que os consumidores atuais tornaram-se altamente dependentes das opiniões alheias.

A conectividade é indiscutivelmente a mais importante mudança na história do marketing. Em um mundo altamente tecnológico, as pessoas anseiam por um envolvimento profundo. Os produtos tornam-se mais personalizados e os serviços, mais pessoais. Há alguns anos atrás, por exemplo, empresas de táxi jamais imaginariam competir por passageiros com startups de tecnologia como a Uber, que fornecem transporte privado, não é mesmo? Portanto, hoje, para conquistar clientes é preciso entender que eles estão mais conectados uns aos outros do que com as marcas. Por isso, é preciso se conectar (e manter um diálogo) com os consumidores nos espaços em que eles se conectam como: Facebook, Instagram, SnapChat, Pinterest e outras redes sociais, e entender que o consumidor não se concentra mais em “o que o produto faz por mim”. Ele se concentra em “como o produto me faz sentir”, ou seja, em experiência. Portanto, Marketing 4.0 é sobre conectividade e experiência. E eu te pergunto: Como você, empreendedor, tem se conectado aos seus clientes nesse ambiente?

sorrisus julho 2018

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X