O segredo da sua advocacia na era pós digital

Qual o segredo para conquistar resultados memoráveis com sua advocacia?

Neste artigo, você descobrirá qual o segredo para conquistar resultados memoráveis com sua advocacia, aprenderá como se destacar entre milhões de advogados, de maneira clara e persuasiva, mesmo que você ainda esteja começando se engajar nesta era pós digital.

O calendário marca maio de 2018. Os artigos e matérias dos especialistas em direito digital, segurança da informação alertam para adaptação e adequação a serem realizadas pelas empresas para atenderem à GPDR1 .

Os “robôs-advogados” atuando com autonomia a partir de argumentos gerados de informações armazenadas e da continua atividade cognitiva. Eles já realizam tarefas como indicar “prós e contras”, perspectivas de resultados práticos, como sugestões de ação ou tomada decisões em determinada questão.

De uma forma ou de outra, não faltam assuntos, matérias para ameaçar ou mexer com a tradicional e velha atuação da advocacia, não é mesmo?

É o dilema desta revolução digital presente no cotidiano de todo o mundo, em todos os campos. E a advocacia está mais incluída do que a “vã filosofia” imagina.

O digital faz parte. Já não é opcional.

Não é o mais forte da espécie que sobrevive, nem o mais inteligente,

mas o mais receptivo às mudanças.” Charles Darwin

Para os profissionais da advocacia que adotam a Inteligência Artificial (IA) e outras tecnologias avançadas, o seu trabalho se torna mais eficiente e eficaz. Disso não se dúvida mais.

De fato, a IA apoia a busca, recuperação de informações de conceitos jurídicos, dados jurisprudenciais, cruza toda essa cognição e permite uma atuação colaborativa entre o humano e a máquina em que cada um faz o seu melhor.

Portanto, é importante entender o potencial da IA na advocacia, SEM contudo, desprezar o potencial HUMANO ainda não explorado e de muitos desconhecidos.

O advogado pós digital está tendo uma oportunidade, até agora adormecida, de dar atenção a outras inteligências humanas, além da intelectual. Ele deve abraçar esse valor humano para permanecer relevante em sua atividade.

Porque esse é o SEGREDO do sucesso da advocacia.

Dar atenção ao desenvolvimento do potencial humano possibilita justamente construir uma cultura jurídica em que se utiliza de habilidades como pensamento crítico, criatividade, comunicação empática, elaboração de estratégias e argumentação aplicáveis ao caso concreto. Isso a IA não o faz. Ela fará o trabalho repetitivo. Você fará o trabalho complexo, profundo para atender as necessidades específicas do cliente.

Lembre-se: somos seres sociáveis, como tais o convívio e o contato com pessoas é o que nos faz humanos.

1 General Data Privacy Regulation – novas leis sobre privacidade e proteção de dados, especialmente na Europa e em vários países da América Latina, que entram em vigor em 25/05/2018. Essas novas regras europeias de proteção de dados afetam negócios no Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X