Obesidade em cães e gatos

A obesidade não é um problema exclusivo dos seres humanos

Dieta e prática de atividade física é uma das alternativas para o combate a obesidade em animais.

Assim como ocorre nos seres humanos, a obesidade é uma doença crônica, provocada pelo excesso de peso e em animais de estimação vêm aumentando a incidência a cada dia.

Atualmente, tem acontecido um aumento progressivo da obesidade entre cães e gatos, que engloba vários fatores: animais em espaços impróprios, sedentarismo, predisposição genética, castração, alta disponibilidade de alimentos e manejo inadequado do proprietário. Cães e gatos devem ser alimentados com uma dieta adequada que lhes forneça todos os nutrientes essenciais. Uma nutrição apropriada é crucial para saúde e bem-estar animal.

A obesidade traz consigo alguns agravantes, como o aumento da predisposição ao desenvolvimento de diabetes mellitus, problemas locomotores, aumenta riscos em procedimentos cirúrgicos, provoca dificuldade respiratória e sobrecarga cardíaca, expectativa de vida reduzida, problemas dermatológicos, entre outros. A melhor forma de avaliar se o animal é obeso é a partir do peso e da condição corporal com base no padrão ideal de cada raça e espécie. Cães e gatos devem ser alimentados da melhor maneira que permita a manutenção do peso ideal. Um programa de redução de peso deve incluir três aspectos diferentes;

– Conscientização do proprietário na mudança do manejo alimentar do animal;
– Prática de Atividade Física;
– Modificações na dieta do animal conforme a necessidade e a prescrição do médico veterinário.

É importante saber que a obesidade pode trazer consequências graves para a saúde do seu animal de estimação. Sendo assim, vale a pena cuidar do manejo alimentar do seu pet e assim evitar alguns problemas futuros.

Informações da autora:
Lívia Corrêa
Médica Veterinária / CRMV-ES 1288
Clínica Geral / Endocrinologia e Metabologia Animal
Consulvet – Consultório Veterinário
Av. Região Sudeste, 246. Barcelona, Serra-ES.
Contato: (27) 9.9859-5895 / 9.8132-0831
Email: co.livia@hotmail.com

 

Retornar a pagina inicial

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X