Por que fumar faz mal para seus ossos?


O fumo pode prejudicar a cicatrização óssea

Você sabia que fumar pode prejudicar seus ossos? Quem fuma pode, por exemplo, ter um período de cicatrização óssea muito maior em uma fratura.

Se você fuma e precisa de cirurgia ortopédica, seria sábio parar de fumar com várias semanas de antecedência ao procedimento para melhorar a cicatrização de sua cirurgia.

É sabido que fumar tem inúmeros efeitos adversos sobre o nosso corpo, causando vários problemas, como doenças cardiovasculares e câncer de pulmão. Pesquisas também vêm demonstrando que esse hábito pode ter efeitos adversos significativos sobre os ossos que compõem o nosso esqueleto.

Vários estudos clínicos têm demonstrado diferenças significativas no osso temporal entre grupos de fumantes e não fumantes. Por exemplo, há um estudo clínico de doentes que trataram um pulso quebrado, cirurgicamente. Desses pacientes, 95% dos não-fumantes foram completamente curados, enquanto apenas 68% dos fumantes foram capazes de obter uma consolidação da fratura. O tempo médio para completar a consolidação foi de 2 meses a mais em fumantes. Muitos outros estudos sobre pacientes com diversas fraturas mostrou um efeito similar.

A reparação do manguito rotador (grupo de músculos e seus tendões que age para estabilizar o ombro) é uma cirurgia comum. Estudos têm revelado que os fumantes têm cicatrização do tendão do manguito rotador, atrasada, e reparação de má qualidade com resultados clínicos menos satisfatórios do que os dos não-fumantes. As fraturas da tíbia, por exemplo, foram estudadas em grande revisão, concluindo que fumar reduz a cicatrização óssea neste tipo de fratura. Ex-fumantes também tiveram mais tempo de cura, mas o risco não é tão grande como fumantes ativos.

Por que os ossos são afetados pelo fumo?

Os ossos são nutridos pelo sangue que corre em nossos vasos sanguíneos como qualquer outro órgão e tecidos do nosso corpo. Os nutrientes, minerais e oxigênio são transportados para o osso através da corrente sanguínea. Fumar provoca a elevação do nível de nicotina no sangue que causa vasoconstrição (redução do diâmetro das artérias). Estima-se que a constrição dos vasos sanguíneos causadas por níveis elevados de nicotina de cerca de 25% do seu diâmetro normal. Devido a isso, a constrição vascular, os níveis de nutrientes fornecidos para os ossos são significativamente reduzidos, o que retarda o processo de reparação do osso.

O efeito do tabagismo sobre a sua saúde é bem conhecido por ter um impacto negativo significativo. Se você tiver um problema ósseo, incluindo quaisquer fraturas, é importante que você não fume. Fumar vai reduzir suas chances de recuperação, prolongar o tempo de sua cura e será menos provável que você esteja satisfeito com o resultado final do seu tratamento.

Se você está programado para cirurgia ortopédica, o seu médico provavelmente recomendará que você pare de fumar, várias semanas antes do procedimento, para melhorar o seu tempo de cicatrização e as chances de uma boa recuperação.

 

Fonte: R. A. Patel, BDS., et. al. « The effect of smoking on bone healing. A systematic review. » Bone Joint Res. 2013 Jun; 2(6): 102–111. Published online 2013 Jun 1. doi: 10.1302/2046-3758.26.2000142.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X