Por uma comunicação com empatia

Um sistema de comunicação desempenha uma alavanca fundamental para o sucesso das organizações. Por isso, é de extrema importância um olhar atento no modo como a empresa conversa com seus funcionários. Os métodos para uma comunicação assertiva quando bem conhecidos e aplicados, colaboram para a formação de equipes mais produtivas e eficientes, na redução de conflitos e na criação de um ambiente mais harmônico. Além disso, estabelece uma comunicação sem ruídos. Existem diversas ferramentas e métodos que podem ser utilizados e vou citar alguns que acredito merecer uma atenção especial:

A Comunicação Não-Violenta (CNV)

A Comunicação Não-Violenta (CNV) é um processo desenvolvido por Marshall Bertram Rosenberg. O método apoia o estabelecimento de relações de parceria e cooperação, em que predomina comunicação eficaz e com empatia. Enfatiza a distinção entre observações e juízos de valor, entre sentimentos e opiniões, necessidades (ou valores universais) e estratégias e distinção entre pedidos e exigências/ameaças.

Mapas mentais

São diagramas voltados para a gestão de informações, auxiliando na compreensão e solução de problemas, na memorização e aprendizado, livros e palestras ou como ferramenta de brainstorming. Tente elaborar um mapa junto com sua equipe. Verá que as ideias serão postas de forma mais interessante e organizada.

Cartilhas

Fuja daqueles manuais enormes com regras e mais regras. A elaboração de pequenas cartilhas, com diagramas e desenhos, facilita bastante a comunicação com todos os níveis organizacionais. Precisamos lembrar que cada pessoa absorve informação de um jeito diferente.

Reuniões de Feedback

Esta certo que reuniões de feedback são tensas. Devem ser feitas de acordo com a necessidade de cada empresa, mas não podem deixar de ser feitas. Planeje o que vai falar e principalmente como vai falar. Existem diversas técnicas para um excelente feedback.

Ficha Limpa” ou “passaporte”

Para dar suporte as reuniões de feedback, que tal inovar? Criar uma ficha ou um passaporte (igual o documento oficial) para dar cara nova às reuniões de feedback, são ferramentas bem interessantes. Obviamente, se o funcionário cumprir as metas determinadas, o passaporte é carimbado e ele recebe uma recompensa como uma folga por exemplo. Tendo a ficha limpa, que tal uma bonificação? É uma forma divertida de incentivar os funcionários a seguirem as normas e determinações da empresa.

De fato, a comunicação eficaz é um desafio, mas devemos buscar as melhores práticas e tentar novas formas de aprimorá-la. Uma empresa que não se comunica bem, não consegue obter resultados satisfatórios além de causar muitos conflitos que poderiam ser minimizados com uma simples informação passada de forma adequada.

Vamos encarar os desafios!

Que tal inovar?

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