Por que prospectar clientes é importante para os negócios?

Lucilia Notaroberto

Como você já sabe prospectar é uma ação para aumentar o relacionamento da sua empresa com o mercado, ampliar sua atuação e conquistar novas oportunidades de negócios.

Primeiro, antes de responder a pergunta chave deste artigo, existem algumas questões que deixam a prospecção difícil de ser realizada.

Baixa qualidade de atendimento

A empresa se preocupa tanto em fazer uma comunicação bem feita, um site bonito, uma loja maravilhosa e bem estruturada, que esquece muitas vezes de treinar o velho e bom atendimento. Desta forma, a expectativa é muito grande, mas a realidade está totalmente fora do que foi ofertado.

Falta de assistência e acompanhamento

Prospectar novos clientes devem fazer parte da rotina de muitas empresas, porém você não pode esquecer-se de cuidar dos que já existem. Lembre-se: quem não dá assistência, abre espaço para a concorrência.

Falta de Planejamento

A falta de planejamento é um calo que dói no pé de muito empresário. Principalmente para aquelas pessoas que são muito centralizadoras e querem fazer tudo sozinhas e de preferência de uma vez  só. Prospectar sem planejamento não vai resolver a sua vida.

Visto isso, vamos aos fatos.

Agora sim, respondendo a questão proposta: Por que prospectar clientes é importante para os negócios?

Quem não é visto, não é lembrado

Saia da zona de conforto e vá para locais onde as coisas realmente acontecem. Seja participativo. Esteja em feiras, congresso, cursos e palestras com o objetivo principal de aumentar a sua rede de contatos além de aproveitar o conteúdo para se atualizar e a oportunidade de divulgar a sua empresa.

Conquistar indicações

O seu contato pode não gerar venda, mas o atendimento pode ter sido tão bom que o prospect indique sua empresa para a sua rede de contatos.

Atingir metas

Novos clientes representam novas possibilidades, o que é essencial para o fechamento de metas. Porém, não se esqueça de trabalhar o relacionamento com quem já é cliente.

Sobre atingir metas, caso você não saiba como fazer isso, clique aqui e assista a meu vídeo sobre como elaborar metas.

Auxilia no seu plano estratégico

A prospecção de clientes deve fazer parte da sua rotina. Você precisa entender o papel estratégico da prospecção e os benefícios que ela traz para a sua empresa.

Portanto, agora que você já entendeu porque devemos prospectar, lembre-se de estudar e treinar a sua equipe. Estude a sua persona e alie o plano de prospecção a suas ações de marketing para ter melhores resultados!

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