Quer um novo “ano novo”?


Transforme seus planos em metas

Sempre que começa um novo ano, costumamos fazer muitos planos e muitas promessas, e os planos são realmente necessários. Ter planos é importante porque revigora a alma,nos leva a algum crescimento pessoal e nos faz sentir vivos.Entretanto precisamos ter alguns cuidados para que essa seleção de grandes realizações não se torne uma decepção quando chegamos à conclusão de que não cumprimos nada ou quase nada do que prometemos. Quando pensar nos planos para o futuro, procure transformá-los em metas.

Nos processos de Coaching é comum, ao pensar nos planos para o futuro, desenvolver estratégias para transformar o que chamamos de planos, desejos e sonhos em metas. Neste sentido, sugiro três dicas básicas para você traçar as suas metas e ter maior probabilidade de alcançar o que você planejou.

A primeira dica: Pense em metas práticas, metas possíveis de serem alcançadas. Não adianta por no papel metas que não são viáveis. Você vai perder muito tempo e terá a sensação de frustração muito grande quando não conseguir cumpri-las. Metas tem prazo para começar e serem realizadas. Se você tem uma meta de melhorar a sua qualidade de vida, ter uma vida mais saudável, estabeleça pequenas ações para alcançar essa meta: mudando alguns hábitos na alimentação,começando a fazer atividade física, se dedicando à algum hobby. Provavelmente, se você radicalizar, não conseguirá seguir por muito tempo.

A segunda dica: Estabeleça metas que podem mudar o seu futuro, que farão diferença na sua vida. Pense em metas que ajudarão você alcançar o que você deseja para o seu amanhã. Quais as ações que de fato irão mudar a sua vida? Quais as metas que farão diferença para a sua história? O que realmente vai levar você para o próximo nível profissional ou pessoal? Será apreender um novo idioma? Será que é ter mais disciplina com os seus recursos financeiros? Será investir mais no seu desenvolvimento espiritual? Será administrar melhor o seu tempo? Se essas metas estão alinhadas com o que você deseja para o seu futuro , então faz sentido você se dedicar a essas metas. Escolha metas que irão impactar o seu futuro!

E a terceira e última dica: Priorize e concentre-se em poucas metas! Não adianta você ter muitas metas e não alcançá-las. Quando você não consegue atingir uma meta você tem uma sensação de insatisfação. Escolhas algumas metas e dedique-se! Quero aprender a dançar? Quero ter uma poupança? Quero fazer um novo curso? Quero aprender um instrumento musical? Sejam quais forem os desafios que você queira realizar, concentre-se para alcançá-los.

Segundo Flip Flippen educador, psicoterapeuta e autor do livro Pare de se sabotar e dê a volta por cima, “promover o crescimento pessoal significa dar atenção a tudo na sua vida que impede que você atinja seu pleno potencial”. O que impede você de atingir o seu pleno potencial? Talvez seja o fato de ficar só na “famosas” promessas de fim de ano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X