Sucesso está relacionado com a palavra valor

Por Diane Bahiense


Gerando valor e obtendo sucesso

O ano de 2016 marca com tristezas profissionais ou lucratividade? Os lucros conquistados são suficientes ou está na hora de mudar de caminho? E 2017 promete melhores resultados? Devemos buscar novas conquistas, inovação, contratar funcionários, lançar produtos, ou será apenas mais um ano com perdas e ganhos? Nosso sucesso está relacionado com o significado da palavra VALOR, para cada um de nós e para os que participam de nosso meio.

O site “significados.com” informa que valor é o conjunto de características de uma determinada pessoa ou organização, que estabelece a forma como ambos se comportam e interagem com outros indivíduos e com o meio ambiente. A palavra valor pode significar, também, merecimento, talento, reputação, coragem e valentia.

Após um ano cheio de surpresas como o de 2016, falar em coragem e valentia pode parecer loucura para muitas pessoas. No entanto, o ano já está se finalizando e estamos “dando a volta por cima”.

Você sabe o valor da sua empresa, da sua marca e do seu suor? A palavra valor remete a preço, por isso, para se ter valor é necessário pagar um preço. Quanto melhor a qualidade do produto ou serviço, maior o custo, maior o valor. Você está disposto a pagar o preço?

Preço é importante, mas é preciso planejar, pensar, inovar, automatizar, trabalhar o todo, se preparar para aproveitar os momentos bons e utilizar os não favoráveis como aprendizado.

A maior dúvida não pode ser o quanto se cobrar, mas o quanto está disposto a pagar. Desta forma, você saberá cobrar de seus funcionários e de seus clientes. Não é o preço que faz uma empresa grande, mas o valor que ela possui e gera.

Em um mundo cada vez mais competitivo, diversas técnicas de marketing são adotadas, porém sem embasamento real e verdadeiro por parte da marca que resolve trabalhar uma estratégia. O trabalho não será contínuo, pois não está aliado à real essência desta marca. Quando pensamos em marcas, voluntariamente, nos associamos àquelas que nos trazem mais valor, mesmo que seja de forma indireta (como uma marca de grife), ou quando este valor nos fornece a consciência de ter feito algo maior (como por exemplo, comprar um tênis de uma grande marca feito com plástico retirado do oceano). Valores vão muito além de marcas.

Você possui uma causa? O que a sua empresa pode oferecer ao mundo ou a sua comunidade? Qual foi a última vez que você parou e pensou o quanto sua empresa pode proporcionar às pessoas? Quem é você na cabeça do seu público? Você pode ser muito mais do que imagina.

A vertente social, econômica e financeira de uma marca é algo bom, mas e a essência? Estamos nos planejando para ser melhores? A resposta pode ser sim, basta respirar fundo, pegar uma caneta e começar a escrever todos os pontos que acredita te fazer sair do foco. Pense em como você sempre planjou atender seu cliente e de que forma sonha trabalhar. Proponha para si mesmo soluções aliadas ao seu principal valor: ser verdadeiro para si e para seu público.

Busque nas competências essenciais de sua marca soluções que são vitais à sua sobrevivência. Pense, escreva, revise, ouse, arrisque, busque profissionais, se especialize. Cresça, não só no tamanho, mas amplie seus valores com estratégias mais pertinentes. Acredite que 2017 será excelente.

Boas festas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X