Técnicas eficazes tratam as manchas deixadas pelo verão

Mulher com melasma

Conheça alguns procedimentos que recuperam a pele após a exposição ao sol

Muitas pessoas desejam conseguir um belo bronzeado no verão. O problema é quando se esquecem da necessidade de proteção e criam oportunidade para o surgimento das manchas.

Elas podem ser esbranquiçadas – causadas pela desidratação e  pela descamação da pele após exposição excessiva ao sol – ou escuras, como o melasma, uma doença crônica que costuma se agravar na estação. As primeiras são mais comuns nos braços, mas também ocorrem na face e no tórax, e o melasma predomina no rosto.

Existe solução para esse problema? Segundo a dermatologista Aline Cabral, sim. “Há muitas opções de tratamento aos quais as pessoas podem recorrer para amenizar as manchas e recuperar a pele, principalmente com o início do outono”, afirma a médica. Segundo Aline Cabral, neste período do verão é possível iniciar os procedimentos, desde que adotados os cuidados com a exposição ao sol.

A médica chama atenção para a necessidade de proteger a pele. O uso de filtro solar, ressalta, não é apenas preventivo, mas terapêutico nos pacientes portadoras de melasma e fundamental para prevenir o câncer.

Veja algumas técnicas disponíveis para recuperar a pele e eliminar manchas

Medicamentos tópicos combinados

Mulher com melasma

A clássica fórmula composta por hidroquinona, ácido retinóico e corticosteroide é um dos pilares do tratamento do melasma. Outros agentes, como ácido azelaico, ácido glicólico, niacinamida, ácido kójico, vitamica C e ácido tranexâmico, podem ser utilizados.

Peelings

Peelings químicos superficiais e microdermoabrasão (peeling mecânico) podem contribuir para uma resposta mais rápida, porém devem ser reservados, no verão, a pacientes muito cuidadosos com a fotoproteção e que evitam praias e piscinas.

Laserterapia e luz intensa pulsada

Para o tratamento do melasma, podem ser utilizados alguns tipos de lasers, enquanto que as sardas e as melanoses (manchas senis) apresentam excelente resposta à luz intensa pulsada.

Microagulhamento

Uma espécie de “rolinho” com centenas de pequenas agulhas é aplicado na pele, criando microperfurações que facilitam a penetração de substâncias clareadoras.

MMP (Microinfusão de Medicamentos na Pele)

Uma mescla de clareadores é aplicada diretamente na derme (camada intermediária da pele) por meio de uma máquina acoplada a um sistema de agulhas, o que permite resultados excelentes, já que o princípio ativo é colocado no local onde deve atuar, com mínima absorção pelo organismo.

Hidratação intensa

É o tratamento de escolha para manchas esbranquiçadas e mal definidas, que surgem nas regiões onde a pele descamou.

A região do melasma também deve estar sempre bem hidratada e calma, pois pele “irritada” (vermelha e descamativa) induz maior produção de pigmento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X