Tenha foco e alcance o sucesso


Pague o preço antecipado por aquilo que você quer

Há mais de 15 anos trabalhando como Coach, venho atendendo empresários, executivos, atletas e outros profissionais de sucesso e, também, aqueles que estão em busca de ascenção. Tive a percepção clara do que exatamente diferencia uma pessoa que consegue resultados surpreendentes, de outra que não consegue alcançar os resultados que quer na vida.

A diferença entre uma pessoa e outra está nas perguntas que faz para si e para os outros de forma sistêmica e sistemática, nas estratégias mentais que cria para vencer os seus desafios, nos valores que persegue e na paixão que os move em direção ao seu propósito. Curiosamente cheguei à conclusão que pessoas de sucesso não buscam o equilíbrio o tempo todo, pelo contrário muitos experimentam o desequilíbrio para tomarem suas decisões fora de sua zona de conforto, mas existe algo que eles não abrem mão, o foco. Estão sempre com a atenção voltada para o principal e não para os acessórios.

1. As pessoas de sucesso, declaram suas metas de forma S.E.G.U.R.A. (Antonio Brito)

S

Sistêmica

Consideram o efeito que a realização da sua meta terá em nível sistêmico, isto é como vai combinar com as outras metas. Tem que ser congruente com seus valores.

E

Específica

Especificam exatamente o que quer no tempo presente, em uma linguagem que use imagens, sons e sensações. Declarada por escrito.

G

Generativa

A sua gera novos aprendizados, capaz de expandir possibilidades e elevar aconsciência.

U

Utilizada no Positivo

A sua meta é elaborada em termos positivos, A meta gera imagens daquilo que quer ao invés daquilo que não quer.

R

Realista e temporal

A sua meta tem que é realista, dentro de suas possibilidades. Planejada no tempo. Tem uma data.

A

Alternativas

A sua meta tem opções no plano de ação para permitir escolhas e mais flexibilidade.

Alguns pontos percebidos:

2. Aprendem rapidamente a lidar com as frustrações e com as rejeições.

3. Procuram ficar um tempo consigo mesmos, criando insights de criatividade.

4. Entendem que conhecimento não é acúmulo de informações e sim competência para ação e com isso procuram conhecer bem as características e benefícios daquilo que estão produzindo e comercializando.

5. Costumam fazer exercício físico para que o cérebro libere endorfinas que dão sensação de bem-estar e prazer.

6. Acham que sempre merecem aquilo que estão conseguindo, ou seja, nunca coloca a “sorte” como fator preponderante em suas conquistas e sim a sua própria preparação, com isso se colocam em posição de merecimento.

7. Fazem visualização positiva, imaginando seus objetivos sendo conquistados; e

8. Sabem administrar o seu tempo.

De acordo com o guru dos Coaches Antony Robbins,

Uma vida de realizações é aquela em que põe a urgência no seu devido lugar e lembra que o alvo mais importante é passar a vida fazendo as coisas que são primordiais, são feras em administrar o tempo, ele menciona 4 dimensões do tempo que você pode experimentar e a decisão e escolha será sempre sua”*:

1) A DIMENSÃO DA ESSÊNCIA: FAZER COISAS MUITO IMPORTANTE, NÃO URGENTES*.

Se o seu objetivo é criar uma vida de realização, você quer passar sua vida no que nós chamamos de “A Essência” – a dimensão na qual seu foco primário é fazer as coisas que são muito importantes, mas não urgentes”.

2) A DIMENSÃO DA DEMANDA: FAZER COISAS URGENTESE IMPORTANTES*

Por contraste, o segundo anel do Alvo do Tempo contém aqueles alvos que são Urgentes e Importantes. Chamamos isso de Dimensão da Demanda. Em nossa vida existem sempre certas coisas que não podem ser planejadas, como um membro da família que sofre um acidente ou um chamado de emergência de um sócio no seu negócio. Essas coisas se tornam urgentes e importantes e você deve lidar com elas imediatamente”.*

3) A DIMENSÃO DA ILUSÃO: FAZER COISAS URGENTES MAS NÃO IMPORTANTES*

O terceiro anel é conhecido como a Dimensão da Ilusão. Essa é uma área onde as coisas são Urgentes Mas Não Importantes. As pessoas estressadas passam a maior parte do seu tempo na Dimensão da Demanda e na Dimensão da Ilusão, fazendo constantemente listas e mais listas de todas as coisas que têm que ser feitas. Logo que elas pensam que têm um plano, são interrompidas pelas necessidades urgentes de outros ao seu redor para fazer coisas que, verdadeiramente, parando para pensar, podem criar um senso de urgência, embora não sejam verdadeiramente importantes em termos de alcançar os objetivos primordiais de suas vidas pessoal e profissional”*.

4) “A DIMENSÃO DA DISTRAÇÃO: FAZER COISAS NÃO IMPORTANTES E NÃO URGENTES”

Finalmente, o quarto anel contém os itens que são Não Importantes e Não Urgentes e é conhecido como a Dimensão da Distração. Esse é o lugar para onde muitos de nós vamos quando estamos estressados e queremos fazer alguma coisa que não requeira pensar. Exemplos disso são ligar a televisão ou comer quando você não precisa e nem mesmo está com fome. Se você passa muito do seu tempo aqui, você se encontrará no domínio do que nós chamamos ‘Terra de Ninguém’ – onde não é realmente feliz, mas não é suficiente infeliz para fazer alguma coisa sobre isso”.*

9. O último item é que pessoas de sucesso costumam persistir até conseguirem o que querem.

E então, o que você está evitando fazer mesmo sabendo que precisa ser feito? Em que dimensão você está na maior parte do seu tempo?”*

*http://incoaching.com.br/site/planejando-sua-vida

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X