Um bom gestor faz a diferença na empresa

Com o uso de ferramentas existentes no marcado a gestão se torna ainda mais eficaz

Você sabia que existem vários motivos que fazem com que sua empresa não atinja as metas desejadas e um dos maiores motivos é a falta de um bom gestor?

A gestão empresarial é uma questão de atitude, de empodeiramento. Por isso, certamente, você não colocará sua empresa na mão de qualquer pessoa.

Essa atitude de se despreender é muito salutar e mantém a estrutura da empresa como uma engrenagem. Não importa se você é micro, medio ou grande empresário, o mais importante é ter um gestor competente que não se limite a cuidar apenas do trivial. É necessário empenho, prazer, zelo e confiança. Não adianta ter um bom negócio, filiais, profissionais competentes se sua gestão é falha. Um gestor ruim leva a empresa ao fracasso incondicionalmente.

Existem inúmeras ferramentas de gestão e procedimentos que controlam todas as áreas da empresa como a  financeira; recursos humanos que é o maior tesouro da empresa; controle de entrada e saída de clientes; controle de satisfação – pós venda; controle de produtividade; qualidade dos serviços, entre outros. Esses diferentes controles são necessários para alcançar um único resultado: a gestão equilibrada da empresa.

Existem vários programas de gestão, caros, baratos, gratuitos e os que você mesmo pode desenvolver em uma planilha de excel. O necessário é fazer o controle diário. Desta forma acompanhará e mensurará seus lucros, suas despesas, aquisições e reposições de materiais. Durante esse acompanhamento você perceberá o desenvolvimento da empresa aumentando, os rendimentos, otimizará gastos e diminuirá as possibilidades de erros. Gerir uma empresa não é um processo fácil, não basta ter disposição, é necessário obter conhecimento, visão altruísta, ter uma equipe capacitada, bons produtos, acompanhar o avanço das tecnologias e mídias. Qualquer novidade deixa o cliente curioso. Não se limite ao padrão de funcionamento que você criou, pois em algum momento estará ultrapassado. Faça melhorias, mude sua fachada, troque de contador, busque informações novas, faça sua empresa aparecer. As melhorias podem ser estabelecidas em diferentes setores da empresa, inovando na linha de produtos e serviços, oferecendo facilidades no atendimento aos clientes, estabelecendo melhorias para os clientes visando a fidelização.

Outra situação importantíssima é acompanhar de perto a empresa concorrente. Faça um levantamento sobre quais produtos estão sendo ofertados, se existem inovações, quais são os valores, condições e forma de pagamento e como recepcionam seus clientes. Ao entrar na mente do seu concorrente você já estará um passo a frente, fazendo o que eles não fazem. Você estará pronto para enfrentá-los, fornecendo serviços ou produtos de melhor qualidade, e com tratamento diferenciado aos seus clientes.

Uma boa gestão não se faz sozinho, toda sua equipe tem que saber qual a visão, a missão e valores da empresa que trabalha, que construói e que contribui para ascensão. É importante ter uma definição clara das responsabilidades de cada colaborador, quais são as atividades que fazem parte da sua rotina e quais metas deverão cumprir.

Aprimore os conhecimentos dos seus colaboradores. Uma equipe bem treinada e reconhecida trabalha com satisfação e menor índice de erros, contribuíndo ainda mais para o crescimento da empresa.

anuncios jornal 29

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X