Vem aí Formemus 2019: conferência musical que vai agitar o Centro de Vitória

bruno giorgi

Bruno Giorgi, que participa do Formemus no dia 31. Crédito_Nário Barbosa

Por RF Assessoria de Comunicação

De 30 de maio a 02 de junho, o Palácio Sônia Cabral recebe a segunda edição da conferência musical, com painéis, exposição fotográfica, mostra de videoclipes e workshops envolvendo nomes de destaque do segmento. As inscrições são gratuitas

Entre os dias 30 de maio e 2 de junho, o Centro de Vitória vira ponto de encontro para profissionais de todos os setores da indústria musical durante a segunda edição do Formemus, conferência musical para abordar temas relevantes do mercado e do cenário musical no Espírito Santo, no Brasil e no mundo. A programação contempla painéis, exposição fotográfica, mostra de videoclipes e workshops com nomes de destaque do segmento, além do ambiente de negócios, que proporciona o networking e a troca de experiência entre os participantes. O evento acontecerá no Palácio Sônia Cabral e no seu entorno.

A extensa programação da conferência conta com convidados especiais como Bruno Giorgi – filho do cantor Lenine -, o chileno Max de La Fuente, idealizador do GrooveList (maior portal online da indústria musical da América Latina), Rodrigo Lima, fundador e líder da banda Dead Fish, Roberto Barreto, guitarrista do icônico grupo baiano BaianaSystem, Estrela Leminski – filha do consagrado escritor Paulo Leminski – e David McLoughlin, irlandês radicado no Brasil que está à frente do Brasil Calling, serviço especializado em divulgação da música brasileira e notícias do segmento no mercado internacional.

“É a oportunidade de um grande encontro dos nossos músicos, grupos e artistas com o mercado, festivais e stakeholders da indústria musical local, nacional e mundial. Atualizações de tecnologias, serviços e oportunidades do mercado da música e, principalmente, conhecimento, contatos e inspiração para todos os envolvidos”, conta a dupla de produtores culturais Simone Marçal e Daniel Morelo, da MM Projetos Culturais.

Eles destacam ainda a importância da música na movimentação da economia, gerando empregos e renda. “É fundamental que artistas e produtores compreendam como funciona esse processo e consigam se conectar para fortalecer a estrutura de indústria, mercado e serviços da música na região, com a finalidade de ampliar a abrangência dessa produtividade musical no resto do país e do mundo”, completam Simone e Daniel.

A abertura oficial do Formemus 2019 acontece no dia 30 de maio, às 19h, com o Coral do ArcelorMittal e o grupo de música instrumental Orizzonti 6Teto. O evento tem uma etapa dedicada exclusivamente à música instrumental, que conta com o patrocínio master da ArcelorMittal, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Já o projeto Formemus Mercado Musical é realizado com recursos do Funcultura, da Secult/ES.

Showcases

Para essa edição do Formemus, foram feitos dois chamamentos de Showcase, sendo um exclusivamente para Grupos instrumentais. Ao todo foram recebidas 271 inscrições, de diversos Estados brasileiros e também de países como Argentina, Venezuela, Chile, Bolívia, Peru, Equador e México. As apresentações acontecem em um palco montado na área externa do Palácio Sônia Cabral e não é necessário se inscrever no evento para conferir os shows.

Painéis e workshops: troca de experiência com especialistas em música

Em 4 dias de evento, serão mais de 40 atrações, entre atrações musicais e especialistas do segmento. Nomes de peso da cena musical brasileira e internacional estarão reunidos no auditório do Palácio Sônia Cabral para compartilhar detalhes de suas carreiras e trajetórias rumo ao sucesso.

No dia 30 de maio, quinta-feira, a programação será aberta às 14h, com um debate sobre políticas públicas e privadas de cultura, e a presença de quem entende do assunto como o Secretário de Estado da Cultura, Fabrício Noronha, o Secretário de Cultura de Vitória, Francisco Grijó, o consultor em políticas públicas do Distrito Federal, Thiago Rocha LeandroVictor D’Almeida, do instituto Oi Futuro, Adriana do Carmo, da Fundação ArcelorMittal, e mediação de João Moraes.

O destaque do primeiro dia de conferência vai também para o painel sobre o mercado da trilha sonora e sound design para audiovisual e games. O time escalado para participar foi: Thiago Adamo, Arthur Navarro, Alec Haiat e Tim Rescala, este último, uma referência nacional quando se trata de associar música e imagens. Em seu currículo, acumula mais de 16 musicais infantis, dezenas de trilhas para novelas e filmes, além da experiência como humorista em programas como Zorra Total e Escolinha do Professor Raimundo. Haverá também programação acontecendo paralelamente em uma sala do Palácio, nomeada Marien Calixte.

A programação do Formemus 2019segue no dia 31 de maio, sexta-feira, a partir das 13h, com o painel sobre os festivais de música instrumental e os projetos do segmento. Com mediação de Eduardo Lucas, vai reunir: Barral Lima, compositor, instrumentista e produtor artístico e musical, premiado diversas vezes no Profissionais do Ano da Rede Globo, responsável por eventos como Palco Ultra, HipHop.Doc e Circuitos Instrumentais; Carla Ennes, do Festival de Jazz de Rio das Ostras; Ivanna Tolotti, jornalista, musicista, produtora cultural e idealizadora do projeto TUM Sound Festival; Luiza Morandini,do Jazz nos Fundos; e Max de La Fuente, chileno idealizador do GrooveList (maior portal online da indústria musical da América Latina).

O segundo dia da conferência ainda terá o painel sobre produção e estética musical, com a participação de Bruno Giorgi, indicado diversas vezes ao Grammy Latino por sua atuação como engenheiro de som e produtor musical, sendo vencedor na categoria “Melhor Álbum de Rock”, em 2018, pelo disco “Em Trânsito”, do cantor – e pai – Lenine. Além dele, participam também do bate-papo: Alec HaiatMarcio BrantPena Schmidt e Sérgio Benevenuto, o capixaba que ultrapassa fronteiras como produtor e diretor musical, músico, arranjador e compositor. Benevenuto, aliás, atuou como curador da etapa de showcases do Formemus. Na sequência acontece o painel “Desmistificando o Blockchain para a música” com o carioca Guilherme Sampaio, a mostra de videoclipes e o painel de lançamento do Formemus Formação Musical, que terá Rodrigo Lima, vocalista e fundador da banda Dead Fish. O músico vai abordar questões como a sua trajetória na música, os 28 anos de banda e a construção da cena independente do hardcore no país. A partir das 20h, na área externa do Palácio, vai rolar os tão aguardados showcases. 

No sábado, dia 1º de junho, às 13h, no Auditório do Palácio Sônia Cabral, tem painel sobre festivais e conferências de música comandado por Barral Lima, Ivanna Tolotti, Kátia Abreu, Max de La Fuente Téo Ruiz, com mediação de Marco Niz. Mais tarde, o assunto é carreira e posicionamento no mercado com os convidados André Prando, músico que é destaque no Espírito Santo, Daniel Morelo e Roberto Barreto, guitarrista do icônico grupo baiano BaianaSystem. A mediação será de Márcio Xavier. Logo após, Marcos Chomen Alexandre Saldanha vão falar sobre os desafios do artista independente no mercado de música digital. Às 18h, a aguardada palestra do jornalista, publicitário, quadrinista e gestor cultural Pedro de Luna, falando sobre as etapas do desenvolvimento da biografia “Planet Hemp: mantenha o respeito”, apresentando imagens inéditas que não entraram no livro e curiosidades dos bastidores. A mostra de videoclipes encerra a programação no auditório. Paralelamente, na Sala Marien Calixte, acontecem os workshops “Como acelerar sua carreira artística” com Márcio Brant, às 14h, “Exportação Musical: Estratégias de planejamento e distribuição do seu trabalho artístico para qualquer lugar do mundo” com David McLoughlin, às 15h30, e “O que faz um tour manager?”, com Fabiana Lian, às 17h30. Na área externa, a partir de 19h30, tem apresentação de showcases. 

O Formemus 2019 chega ao fim no domingo, dia 02. Às 13h, o auditório recebe o painel “Mulheres no Mercado Musical: A revolução é mulher!” com convidadas que driblaram as dificuldades e, hoje, se destacam no mercado musical. A cantora, poetisa e diretora de comunicação Estrela Leminski – filha do consagrado escritor Paulo Leminski -, as paulistas Fabiana Lian e Kátia Abreu, e a revelação Gabriela Brown, francesa radicada no Espírito Santo, participam da conversa. Após esse momento, é hora de falar sobre as estratégias de comunicação e as tecnologias da informação disponíveis para o desenvolvimento de conteúdo junto ao mercado e a construção de relacionamento com base de fãs. Na roda de conversa estarão David McLoughlin, Estrela Leminski, Pena Schmidt, Roger Deff Tarso Brennand. O auditório ainda vai receber o painel “Arrecadação, um direito seu!” com Daniela Sousa e o compositor baiano e músico, ex-integrante da banda Jammil e Uma Noites, Manno Góes, além da mostra de videoclipes.

Na Sala Marien Calixte, rola o workshop “Música Tecnologia e Produção”, às 14h30, com Alec Haiat Samuel Galdino, e, às 16h30, o painel “Construção de Tour Independente” com Raphael Evangelista, da agência 2DL e músico do Duo Finlândia, projeto musical que já rodou em turnês por 20 países com autogestão. 

No Mezanino, a partir das 16h, será realizado um encontro com os autores Francisco Grijó, José Roberto Santos Neves e Pedro de Luna para falar sobre seus livros, experiências na música e na literatura, bem como perspectivas e planos futuros.

Formemus 2019 – de 30 de maio a 02 de junho

Entrada gratuita com inscrições através do site www.formemus.com.br.

*Para conferir os showscases, não é necessário se inscrever no evento.

Local do evento: Palácio Sônia Cabral, no Centro de Vitória

Mais informações: 3376-1674 (de 10h às 18h)

*Programação Geral Formemus 2019:

30/05 (quinta-feira):

Auditório do Palácio Sônia Cabral

13h – Credenciamento (entrada lateral)

14h a 16h – Painel “Políticas Públicas e Privadas de Cultura – Ações que constroem o amanhã!” com Fabrício Noronha (Secretário de Estado da Cultura do ES), Francisco Grijó (Secretário de Cultura de Vitória), Thiago Rocha Leandro (Consultor em Políticas Públicas do DF), Victor D’Almeida (SP) e Adriana do Carmo (Fundação ArcelorMittal – MG). Mediação: João Moraes (ES).

16h30 a 18h30 – Painel “O Infinito Universo da Trilha Sonora e Sound Design para Audiovisual e Games: Um Mercado em Expansão” com Thiago Adamo (SP), Tim Rescala (RJ), Arthur Navarro (ES) e Alec Haiat (SP). Mediação: Alexandre Barcelos (ES).

19h – Abertura oficial com apresentação do Coral da Arcelor Mittal e Orizzonti 6Teto (ES)

Sala Marien Calixte – Palácio Sônia Cabral

14h30 a 16h – Workshop: Como conseguir apoio para seu projeto gerando valor para marcas e empresas com Renata Gomes (SP)

16h30 a 17h30 – “Show me the Money! – Quais os caminhos para estabelecer uma carreira musical no Mercado” com Barral Lima (MG)

31/05 (sexta-feira):

Auditório do Palácio Sônia Cabral

13h a 14h50 – Painel “Circulação em Festivais de Música Instrumental: Meu som pelo mundo!” com Barral Lima (MG), Ivanna Tolotti (SC), Carla Ennes (RJ), Luiza Morandini (SP) e Max de La Fuente (Chile). Mediador: Eduardo Lucas (ES).

15h a 16h50 – Painel “Produção e Estética Musical: A música do Futuro” com Bruno Giorgi (RJ), Sérgio Benevenuto (ES), Marcio Brant (MG), Alec Haiat (SP) e Pena Schmidt (SP). Mediador: Lucas Arruda (ES).

17h a 18h – Painel “Desmistificando o Blockchain para a música” com Guilherme Sampaio (RJ)

18h30 – Mostra de Videoclipes: Cinco Nós – “Roma” / My Magical Glowing Lens – “Space Woods” / Facção Caipira – “Um dia de Festa” / C.Z & Frossard – “Pneumonia” /Macacko – “Passaporte para a fé” / Israel Costa – “Praia Azul” / Suspeitos na Mira – “Ipanema Parati”

19h – “Carreira e Posicionamento no Mercado – Painel de Lançamento do Formemus Formação Musical” com Rodrigo Lima (fundador da banda Dead Fish)

Sala Marien Calixte – Palácio Sônia Cabral

15h a 16h – “Se Legalizar para ser mais competitivo” – Karla Venâncio, do Sebrae

Área Externa

18h – Ambiente de Negócios

20h – Showcase Silibrina (SP)

20h45 – Showcase Taco de Golfe (SE)

21h30 – Showcase LOTX (SP)

01/06 (sábado):

Auditório do Palácio Sônia Cabral

13h a 14h50 – Painel “Festivais e Conferências de Música: Circulação Nacional e Internacional” com Barral Lima (MG), Max de La Fuente (Chile), Kátia Abreu (SP), Ivanna Tolotti (SC) e Téo Ruiz (PR). Mediação: Marco Niz

15h a 16h30 – Painel “Carreira e posicionamento no mercado” com Roberto Barreto (BA), André Prando (ES) e Daniel Morelo (ES). Mediação: Márcio Xavier (ES)

16h40 a 18h – Painel “Distribuindo e Divulgando a sua música: Os desafios do artista independente no mercado de música digital” com Marcos Chomen (SP) e Alexandre Saldanha (SP)

18h a 19h – Palestra “Planet Hemp e a liberdade de expressão” com Pedro de Luna (RJ)

19h – Mostra de Videoclipes: Rosa Neon – “Picolé” / Cainã e a Vizinhança do Espelho – “Adeus”  /Gustavo Rosseb – “Alguém na Janela”  / Gabriela Brown – “Meu Carnaval (Eu não)” / Uiara Leigo – “Basta” / Victor Mus – “Vapor” / Supercombo – “Menina Largata” / Siamese – “Moleque”

Sala Marien Calixte – Palácio Sônia Cabral

14h a 15h – Workshop “Como acelerar sua carreira artística” com Márcio Brant (MG)

15h30 a 17h – Workshop “Exportação Musical: Estratégias de Planejamento e Distribuição do seu trabalho artístico para qualquer lugar do mundo” com David McLoughlin (Irlandês radicado em São Paulo)

17h30 a 18h30 – Workshop “O que faz um tour manager?” com Fabiana Lian (SP)

Área externa

18h30 – Ambiente de Negócios

19h30 – Showcase Carol Naine

20h15 – Showcase Felipe de Oliveira

21h – Showcase Soltos e Prensados

21h45 – Showcase Cigana

02/06 (domingo):

Auditório do Palácio Sônia Cabral

13h a 14h30 – Painel “Mulheres no Mercado Musical: A revolução é mulher!” com Fabiana Lian (SP), Kátia Abreu (SP), Gabriela Brown (ES) e Estrela Leminski (PR). Mediação: Carla Francesca.

14h40 a 16h40 – Painel “A Comunicação como caminho do sucesso: Fale com quem te escuta!” com Roger Deff (MG), David McLoughlin (IRL/SP), Tarso Brennand (ES), Pena Schmidt (SP) e Estrela Leminski (PR). Mediação: Alexandre Mignoni (ES).

17h a 18h – Painel “Arrecadação, um direito seu!” com Daniela Sousa (BH) e Manno Góes (BA)

18h – Mostra de videoclipes: Juliana Cortes – “O mal” / Raissa Fayet – “São Jorge” / Auri – “Cais” / Mamutte – “Meta(amor)fode“ / Martte – “Flor&Ser” / Saudade – “Conserta o que tu fez” / Rico Dalasam – “Procure”

Sala Marien Calixte – Palácio Sônia Cabral

14h30 a 16h – Workshop “Música, Tecnologia e Produção” com Alec Haiat (SP) e Samuel Galdino (SP)

16h30 a 17h30 – Painel “Construção de Tour Independente” com Raphael Evangelista, músico do Duo Finlândia e da plataforma digital 2DL (SP)

Mezanino

16h – “Fala do Autor” com Pedro de Luna, Francisco Grijó e José Roberto Santos Neves – Encontro com os autores para falar sobre seus livros, experiências na música e na literatura, bem como perspectivas e planos futuros

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X