Eu Amo Meu Bairro realiza, bimestralmente, uma rodada de negócios, em um momento de network, com o objetivo de prospectar clientes e desenvolver o comportamento empreendedor dos participantes, fazendo com que a experiência os leve a firmar parcerias, vendas, conhecer novos nichos e outras oportunidades, realizando um intercâmbio comercial com empresários e autônomos da Grande Vitória.
Muitas pessoas que participam de eventos como esse não têm grande aproveitamento da oportunidade do momento, porque criam expectativas de vender algo logo no primeiro contato ou por não saberem como fazer para fechar contratos com os participantes. No entanto, muitos desconhecem que o fechamento de um contrato faz parte de uma das etapas do processo de vendas. Por isso, acabam se frustrando.
Vender é o que mais queremos certo? Errado! O que mais queremos é o que a venda pode fazer por nós, aumentar nosso lucro!
Quem é vendedor conhece o processo de vendas:prospecção, captação ou qualificação, abordagem, entendimento das necessidades, proposta, fechamento (venda) e pós venda.
A prospecção é o mapeamento das oportunidades, é o canal de entrada dos seus leads (pessoas que podem se tornar seus clientes).
A captação é quando você já enxerga que o lead é seu cliente em potencial, selecionando quem irá abordar, que se interessará pelo que você oferece.
A abordagem é quando você entra em contato com a pessoa, para entender se ela precisa ou não daquilo que quer oferecer.
O entendimento das necessidades é indispensável, para que consiga converter uma venda. As pessoas podem comprar aquilo que não necessitam, no entanto, não fidelizam.
O fechamento é o que mais queremos. É quando conseguimos vender um produto ou serviço.
A pós venda é a continuidade de relacionamento com seu cliente para que ele fidelize com você.
Então, seguem algumas dicas importantes para você aproveitar melhor a oportunidade de estar em qualquer evento de network:
1 – Treine o seu pitch
Em casa, escreva o que você vai falar e como, para que desperte o interesse das pessoas no que você faz. Exemplo: diga seu nome, nome do negócio que representa, segmento, público alvo, seu diferencial e o que você faz focando em sanar a dor de alguém. Lembre-se que na rodada você terá um minuto para falar e em outros eventos pode ter de 30 a 15 segundos. Então, esteja sempre preparado para o evento que participará.
2 – Anote informações do seu lead
Anote o nome e telefone de todos, mesmo que receba o cartão de visitas deles. É mais fácil e prático para que você não perca o contato.
3 – Demonstre interesse
Demonstrar interesse na fala de cada pessoa que se apresenta faz com que você se conecte mais com ela e a conheça mais.
4 – Entre em contato na primeira semana após a venda
Convide-a para tomar um café e conhecer sua empresa. Ou diga que quer conhecer a empresa dela. Caso nenhum dos dois possuam empresas físicas, agende um café em um local apropriado para se conhecerem melhor. Lembre-se, o relacionamento é um fator importante para converter vendas. É o momento de conhecer a necessidade da pessoa e apresentar o que você vende. Caso não seja possível conversar presencialmente, agende um bate-papo online.
5 – Seja receptivo
Da mesma forma que você deseja vender, se relacionar, firmar parcerias, entrar em contato, propor algo, o outro participante também deseja. Portanto, caso receba uma mensagem onde a pessoa quer conversar, te encontrar, te contatar de alguma maneira, seja receptivo para criar um relacionamento com ela. Você pode até ir ao compromisso sem querer comprar o que ela tem para oferecer, mas ela pode se interessar pelo que você vende, ou até mesmo te indicar para pessoas.
6 – Se torne conhecido
Quando nos tornamos conhecidos viramos referência, então, quanto mais você for a eventos como a rodada de negócios, por exemplo, quanto mais pessoas conhecer, certamente será mais lembrado e indicado.
Gostou da dica? Deixe se comentário.