PRESTANDO CONTAS

Um dos princípios básicos para a liderança saudável é a prestação de contas. Ela tem sido a salvaguarda de muitos líderes e seus ministérios. Essa é uma das disciplinas espirituais mais necessárias para todo cristão. Infelizmente tem sido uma prática ignorada por grande maioria. Ter alguém de confiança para compartilhar as conquistas e os desafios da jornada é um bem de valor inestimável.

Penso que a primeira incidência dessa disciplina tem o seu registro no livro de Gênesis, quando Deus pergunta para Adão: “Onde estás? Comeste do fruto?” Para Caim o questionamento foi: “Onde está o seu irmão” (Gn 3.9; 4.9). Essa prestação de contas vertical todos faremos um dia, mas prestar contas uns aos outros é também necessário na jornada terrena.

Em I Samuel 12.2-7, o profeta, já envelhecido e de cabelos brancos, reúne o povo e faz um retrospecto da sua conduta como líder durante 40 anos. Ele tem autoridade moral para se expor ao escrutínio da nação e perguntar se havia alguma acusação contra ele. Caso houvesse, estava disposto a fazer reparação. Que dignidade!

Prestar contas, da vida e do ministério, deve ser uma das disciplinas espirituais para o líder que deseja agradar a Deus e ser bem sucedido. Fazer isso nos ajuda a crescer em maturidade, a corrigir a rota e a evitar muitos erros.

Pr. Joarês Mendes de Freitas

Eu amo meu bairro - Grande Vitória