Café Caramello: o creme de café do Espírito Santo que ganhou o mundo

Café Caramello é primeiro creme de Café do Brasil e dos Estados Unidos e o Grupo com o maior número de franquias no segmento de Café no Brasil

Você sabia que a fundadora, CEO e Barista do Grupo Café Caramello, Cristina Pascoli, começou seu negócio de creme de café em 2012, com apenas R$ 20, vendendo para o consumidor final nas redes sociais e fazendo degustações presenciais em evento próprio chamado Café Com Batom? Na época, ela tinha como meta driblar uma crise financeira familiar, em plena véspera de Natal.

Superada a crise, com o sucesso do negócio, ela fundou a Fantástica Fábrica de Café, Café Caramello, tornando-se a pioneira na fabricação de creme de café no Brasil e no Espírito Santo. Passando a industrializar o creme, tornou-se industrial e realizava, pessoalmente, degustações em eventos de terceiros. Com o passar do tempo, estabelecendo franquias, seus franqueados faziam o mesmo. Com o crescimento do volume de vendas, a fábrica matriz chegou a faturar R$ 3 milhões, antes da pandemia, tendo apenas os franqueados da rede como clientes diretos.

Após quebrar em menos R$ 1 milhão, na Pandemia por Covid 19, em 2020, devido à parada forçada do Setor de Eventos Presenciais, que assolou o Brasil, Cristina renegociou dívidas, mandou funcionários embora e fechou a fábrica por 45 dias, voltando a bater creme de café na bancada de casa, enquanto colocava em prática um plano de contingência para conseguir honrar contratos com os 60 franqueados que tinha na época.

Crescimento apesar da Pandemia

A Café Caramello se reergueu e cresceu, mesmo durante a pandemia, se reinventando com a venda contínua de franquias distribuidoras via redes sociais, retomando a revenda de seus produtos para fazer caixa e lançando um novo tipo de negócio: a franquia de fábrica, que rodou em segredo e foi validada no período pandêmico.

Assim como outras empresas no país, às franquias distribuidoras do Café restava vender para o consumidor final via redes sociais, com entrega delivery e sem contato, como as demais empresas. Muitos franqueados não conseguiam pagar seus boletos e renegociaram com a fábrica matriz para manter seus negócios. Quando a pandemia acabou, as franquias de fábrica assumiram o papel de envazadoras, rotuladoras e passaram a vender creme de café para as distribuidoras e as distribuidoras retomaram as degustações em eventos presenciais e PDV’s, e continuaram atendendo o consumidor final em eventos e nas redes sociais. Isso levou Cristina a outro patamar e ela passou a cuidar somente da gestão estratégica da empresa para expansão em território brasileiro e mundial.

Com sete franquias de fábrica no Brasil – situadas na Região Metropolitana de São Paulo e em Tupanatinga, no interior paulista, em Olinda-PE, em Guaíba-RS, em Goiás e Distrito Federal, e no Meier, no Rio de Janeiro-RJ -, contando com a matriz, no Espírito Santo, a Rede Franqueada Café Caramello conta atualmente com 200 franquias distribuidoras, localizadas em 23 Estados brasileiros.

A Inovação está no DNA da Café Caramello

Para cumprir seu planejamento, em 2023, Pascoli inovou, com outra jogada de mestre, passando a vender 90% de sua produção de Café Caramello em pó e não mais em potes de vidro e creme, mudando sua gestão e o comportamento de compras e vendas interno de sua empresa, de forma radical e tornou-se o Grupo Café Caramello, após segregar seus negócios, formados por Franqueadora, Holding, Comércio, Exportadora, Club Invest Café, Cafeterias modelo Contêiner, To Go e Quiosque, e logo será também uma incorporadora.

Por aqui, a CEO Café Caramello planeja estabelecer cerca de 2 mil distribuidoras e quer implantar, no mundo, 30 fábricas e 1.050 distribuidoras de creme de café em apenas três anos.

“Somos o Grupo Empresarial com o maior número de franquias do segmento de café no Brasil, na atualidade”, contou.

Sobre a internacionalização da Café Caramello

“Em 2024, fizemos a internacionalização do Café Caramelo acontecer e eu realizei o sonho de abrir minha primeira fábrica em Miami, na Flórida, após conquistar registro do FDA e todos os permits de exportação, passando a exportar para os EUA, via navio. Lá já conquistamos três franquias distribuidoras, na cidade de Orlando. Estamos ofertando ao mercado americano cinco dos 31 sabores dos cremes de café que fabricamos. Vamos tornar o nosso café reconhecido no exterior no menor tempo possível ”, explicou.

Levando seu blend de Cafés Especiais Conilon e Arábica, do Espírito Santo para o mundo, após a conquista do FDA, ela ficou feliz em abrir portas para a Café Caramello ingressar em 120 países da União Europeia e deve entrar neste mercado via a Portugal. A implantação da fábrica própria de Portugal já está em andamento e, se tudo correr como o planejado, esta unidade deve ser inaugurada em de janeiro de 2025 e depois de operacionalizar, por um período de seis meses, será vendida. Deverá abrir fábricas em Paris, na França, em Roma, na Itália, e na Espanha, países com muito potencial turístico.

“Não sou de ficar esperando o mercado me querer. Pesquiso, planejo, faço o negócio acontecer e crescer. Vou contornando obstáculos, com criatividade, até ficar tudo como quero”, confirmou.

Sustentando o crescimento

Enquanto isso, para sustentar seu crescimento, o Grupo Café Caramello teve sua sede transferida do município de Serra para Vitória-ES, para ficar mais perto do Porto, por onde serão exportados os containers com a massa do café. Agora a fábrica, o comércio, a holding, a exportadora e o modelo de Cafeteria Container da marca vão funcionar no mesmo lugar, em um espaço de 990m2.

Toda esta estruturação só foi possível com as rodadas de investimentos realizados no Club Invest Café Caramello, que captou recursos da ordem de R$ 2 milhões (dois milhões de reais) de investidores anjo e Crowdfunding próprio. Vale ressaltar que o Club Invest acaba de completar um ano. Antes das rodadas abertas, Cristina realizava rodadas internas entre sua própria rede franqueada e amigos.

Nos Emirados Àrabes: parcerias com APEX-Brasil, CNA-Brasil e Governo de Dubai

Se dedicando ainda mais ao mercado internacional, recentemente, Pascoli viajou para Dubai, nos Emirados Àrabes, onde participou de eventos de mulheres de negócios ligados à Dubai Connect Woman, onde realizou palestra com o tema “Como expandir seu negócio através do Franchising” a convite da organização do evento “Mulheres de Milhões”. Na oportunidade, aprendeu como abrir empresa naquele país. Fez parceria com o Governo de Dubai para implantar sua 3a unidade fabril própria. Já escolheu o local onde a fábrica vai funcionar e deu entrada em toda a documentação para abertura da empresa, com inauguração prevista para o segundo semestre de 2025.

Fazendo seu dever de casa, em Dubai, ela visitou os escritórios de novos parceiros: a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (APEX-Brasil) e da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), visando fortalecer as parcerias.

A APEX-BRASIL desenvolve a competitividade das empresas brasileiras, promovendo a internacionalização de negócios, a participação em eventos internacionais e a atração de investimentos estrangeiros diretos. Para receber apoio da APEX em outros países, Cristina e alguns colaboradores participaram do PEIEX-ES, Programa de Qualificação para Exportaçao realizado pela Agência no Espírito Santo.

Outra novidade é que, agora, o Grupo Café Caramello faz parte do Programa Agro.br, um projeto da CNA, que promove comercialmente e internacionaliza produtos agrícolas brasileiros, em parceria com a APEX-Brasil, cuja missão é ampliar a pauta exportadora brasileira.

Café Caramello abre Rodada de Investimentos e tem meta de arrecadar R$ 1,5 milhões de investidores para sua fábrica de Dubai

O Grupo Café Caramello anuncia que deu início a uma rodada de investimentos para captação de recursos com seus consumidores por meio de seu Club Invest Café, com cotas na modalidade SCP, Sociedade por Cota de Participação, no valor de R$ 35 mil cada, pretendendo arrecadar R$ 1,5 milhões e a rodada é aberta. Quem quiser ser investidor pode entrar em contato para obter mais detalhes, pelo WhatsApp +55 27 99694-3682.

8ª Convenção da Café Caramello

A 8ª Convenção Anual Café Caramello foi realizada nos dias 24 e 25 de outubro, no Hotel Senac Ilha do Boi, em Vitória-ES, reunindo autoridades / parceiros ligadas à instituições associativistas e de empreendedorismo do Espírito Santo. Participaram, Flávio Celso – presidente do Conselho Regional de Administração (CRA), Rogério Abranches – presidente do Clube de Diretores Lojistas (CDL), Francisco Ranaldes – coordenador da APEX Brasil no Espírito Santo e Euripedes Pedrinha – diretor técnico do SEBRAE.

A Convenção também foi prestigiada presencialmente pelos jornalistas/colunistas Dídimo Effgen – da Coluna Mídia & Mercado / Folha Vitória; Georgia Noronha – do Portal de Notícias Eu Amo Meu Bairro e Jadna Duque, da Coluna Selo Capixaba, além de franqueados Café Caramello de diversos Estados do Brasil.

Na programação do 1º dia, pela manhã, foi realizada visita à nova Sede e ao novo modelo de negócios da Cafeteria Container Café Caramello. À noite, a CEO Cristina Pascoli ministrou a palestra de abertura da Convenção, com o tema “Em cada sonho uma semente”. Em seguida, o diretor técnico do Sebrae-ES, Eurípedes Pedrinha, especialista em Marketing, ministrou palestra sobre “Mercado”.

Aconteceram pré-lançamentos da Campanha de Natal, e degustações de novos produtos, como o Café Caramello gelado, monodose em formato de xícara e sorvete de café com diversos sabores do creme e cremes de café com sabores criados para os americanos, logomarca e rótulos em inglês.

A fábrica matriz criou novas embalagens, como caixa de presente marrom, bolsa de presente e caixa de presente colorida, copos com logo em inglês, canecas, fitas e banner de Natal que logo estarão disponíveis nas lojas/ Cafeterias da marca CaféCaramello.

Mantendo parceria de longa data, o Grupo Café Caramello fez co-branding e apresentou ao público da Convenção, a marca capixaba de Pipoca, a Pipocando, cuja gestora, Lorena Soprani, recebe mentoria de Cristina e criou a Pipoca com Café Caramello, que estará presente nas cafeterias Café Caramello do Brasil e do mundo.

Na Convenção, houve participação de réplicas do Mickey e da Minie, criações de Walt Disney, em tamanho real, celebrando a entrada da Fantástica Fábrica de Café, em Miami-FL, como fabricante do 1° creme de café dos EUA.

Foram apresentados novos mascotes da marca Café Caramello na versão pelúcia: Dona Chica – que representa o creme de café sendo servido no formato de cappuccino; Vovô Fufú – o funil do Café, Dona Ivi, a batedeira com a qual Cristina começou seu negócio e o Caramelinho, potinho do Café. E ele também apareceu no evento, na versão Caramelinho gigante, ao vivo. Vale ressaltar que cada mascote tem sua história na evolução do Café Caramello.

“O Caramelinho gigante vai promover ações da marca e poderá ser visto em diversos pontos turísticos da Grande Vitória. Aguardem!”, revelou.

O 2° dia de evento, somente para franqueados, incluiu Oficina de Vendas, com a consultora Tainá Valadão; palestras com o Gerente Geral da Café Caramello, Leandro Martins, com a Consultora de Finanças, Mara Stocco, Premiações, por Cristina Pascoli, cujos prêmios no valor total de R$ 57mil foram para franqueados com melhores resultados em diversas modalidades.

A diretora Comercial, Giovanna Pascoli, apresentou o quadro “Cases de Sucesso” e conduziu um debate entre franqueadas distribuidoras, que têm experiências distintas com Cafeterias, destacando as diferenças entre ser franqueado de distribuição e ter experiência com cafeteria. A última palestra marcou a estreia do diretor de Mídias Sociais, Giulio Pascoli, como palestrante.

Inauguração oficial da Fábrica de Café Caramello em Miami nos EUA acontece no mês de novembro

Para encerrar seu ano com chave de ouro, Cristina Pascoli embarca para os EUA, com sua comitiva de investidores do Club Invest Café Caramello para realizar a abertura oficial de sua Franquia de Fábrica própria da Café Caramello de Miami.

Eu amo meu bairro - Grande Vitória