Aprenda a utilizar todo o potencial produtivo de reuniões
Quantas vezes você já teve que participar de uma reunião cujo o assunto poderia ter sido tratado por email?
E quantas reuniões você já teve que participar onde sua presença não era nem um pouco necessária para o assunto a ser tratado?
A revista Você S/A publicou em uma de suas edições o resultado de uma pesquisa envolvendo mais de 2 mil profissionais onde perguntaram a cada um deles sobre a eficiência das reuniões corporativas, chegando ao seguinte resultado:
- 65% dos profissionais disseram que suas reuniões eram mal conduzidas
- 7% dos profissionais afirmaram que suas reuniões eram totalmente produtivas
Para ajudar você e sua empresa a utilizarem todo o potencial produtivo das reuniões, compartilharei a seguir 3 passos para que você possa realizar reuniões cada vez mais eficazes e produtivas.
Mas antes de falar desses três passos, quero falar pra você sobre uma síndrome que acomete muitos profissionais atualmente.
Síndrome da reunião
Se você está com a agenda desbloqueada em determinado horário, corre o risco de ser convocado para uma reunião, sem aviso prévio.
E assim, os profissionais incluindo líderes e gestores passam a maior parte do tempo se reunindo, restando então pouco tempo para colocar em prática o que fica definido nas reuniões.
3 passos para realizar reuniões eficazes e produtivas
Passo 1 – Convocar as pessoas certas e ter o horário de início e término da reunião definidos
Quanto menos pessoas presentes na reunião, melhor serão os resultados, pois a tendência é que as discussões sejam mais objetivas e o tempo necessário para realizar a reunião seja menor.
Convoque para a reunião apenas as pessoas que de fato estão relacionadas com a pauta e os objetivos, aquelas com capacidade de colaborar e tornar a reunião produtiva.
Ao convocar as pessoas já deixe claro o horário de início e término, e conscientize-as de que cumprir esses horários é importante para que o nível de produtividade possa ser cada vez melhor.
Passo 2 – Defina os objetivos e informe aos participantes com antecedência
Lembre-se que se uma reunião não possui os objetivos definidos e conhecidos por todos os participantes, ela é simplesmente PERDA DE TEMPO.
No momento em que for fazer a convocação dos participantes, como apresentado no passo 1, já envie os objetivos, assim eles chegarão sabendo do que se trata e com os pensamentos e possíveis questionamentos organizados.
Passo 3 – Só termine a reunião quando os próximos passos estiverem definidos
Uma reunião só foi de fato eficaz e produtiva se ao final tiverem sido definidas ações efetivas baseadas nas decisões tomadas durante a reunião.
Então nunca termine uma reunião sem definir quais serão as ações que os participantes devem realizar ao saírem da sala.
Mas ao definir essas ações e atente às seguintes informações:
- O que deve ser feito
- Quando deve ser feito
- Por quem deve ser feito
Definir as ações com base nessas orientações acima gera mais compromisso entre os envolvidos e com isso a produtividade tende a ser maior.
Dica para definir o horário das reuniões
Na hora de definir o horário das reuniões, procure marcar próximo ao horário de almoço ou do final do expediente, assim você evitará que a reunião se prolongue, já que os participantes vão querer sair no horário tanto para almoçar quanto para ir embora.
O que você acha de implementar esses 3 passos já na próxima reunião da sua empresa? É uma excelente oportunidade para aumentar a produtividade do seu time.
Saiba Mais em www.jonathanlamim.com.br.