A má gestão de estoques da empresa pode acarretar em furtos
O empresário Fabio Rodrigues, da empresa StockZero fala que existem muitos prejuízos pela ausência de um sistema de controle de estoque.
“Segundo estudos do Instituto Provar/FIA (Programa de Administração do Varejo da Fundação Instituto de Administração) e Felisoni Consultores Associados sobre Perdas no Varejo, em 77% das empresas no Brasil são registrados prejuízos de aproximadamente à R$ 1.000.000 por ano, decorrentes de furtos internos e má gestão no controle de estoque”, diz.
É necessário investir para não perder
“É necessário estar ciente da quantidade de produtos que se perde para, posteriormente, decidir o investimento a ser feito. O passo seguinte é identificar as vulnerabilidades em cada etapa de operação do negócio e, então, implementar os controles. A auditoria de estoque, também conhecida como balanço, é uma prática que deve ser comum às empresas, já que o descuido do controle pode ser fatal para qualquer negócio. Diante dessa necessidade nasce a StockZero para auxiliar as empresas no controle da sua estocagem, com profissionais capacitados, métodos eficientes e agilidade no processo de contagem de mercadoria. Ter o controle do seu estoque é mais importante do que você imagina e sendo executado pela maior rede de auditoria do Brasil é a melhor solução. Contamos com equipe treinada e equipamentos de ponta para precisão na contagem de produtos estocados. Auxiliamos na diminuição das perdas, e eficiência na logística.”,informa Fábio.
De acordo com Fábio, o grande desafio para muitas empresas é ter controle do que realmente entra e sai do estabelecimento. Ele informa que tendo o controle real de toda a movimentação se torna impossível quando o empreendedor utiliza meios manuais e arcaicos de organização e planejamento.
“A grande vantagem de adotar a auditoria de estoque é a possibilidade de integração entre áreas. Ou seja, imagine o cliente realizar uma compra, o vendedor faturar a nota e fazer a cobrança, mas ao procurar o produto no estoque e verificar que a mercadoria não está disponível. O ideal é que todas as operações de entrada e saída de produtos do estoque sejam controladas automaticamente com a auditoria de estoque. Este processo reduz (ou mesmo elimina) retrabalhos que demandam um maior tempo de execução e que,consequentemente, representam uma menor produtividade. A adoção de auditoria de estoque vai muito além de manter o controle das mercadorias que entram e saem. Com uma frequência de auditorias é possível facilitar o processo de emissão de nota fiscal, emitir boletos, acompanhar o fluxo de caixa, contas a pagar e a receber e saber exatamente o “nível” do capital de giro, evitando surpresas desagradáveis referentes a falta de dinheiro, para manter as atividades, pontua Fábio.