Como você já sabe prospectar é uma ação para aumentar o relacionamento da sua empresa com o mercado, ampliar sua atuação e conquistar novas oportunidades de negócios.
Primeiro, antes de responder a pergunta chave deste artigo, existem algumas questões que deixam a prospecção difícil de ser realizada.
Baixa qualidade de atendimento
A empresa se preocupa tanto em fazer uma comunicação bem feita, um site bonito, uma loja maravilhosa e bem estruturada, que esquece muitas vezes de treinar o velho e bom atendimento. Desta forma, a expectativa é muito grande, mas a realidade está totalmente fora do que foi ofertado.
Falta de assistência e acompanhamento
Prospectar novos clientes devem fazer parte da rotina de muitas empresas, porém você não pode esquecer-se de cuidar dos que já existem. Lembre-se: quem não dá assistência, abre espaço para a concorrência.
Falta de Planejamento
A falta de planejamento é um calo que dói no pé de muito empresário. Principalmente para aquelas pessoas que são muito centralizadoras e querem fazer tudo sozinhas e de preferência de uma vez só. Prospectar sem planejamento não vai resolver a sua vida.
Visto isso, vamos aos fatos.
Agora sim, respondendo a questão proposta: Por que prospectar clientes é importante para os negócios?
Quem não é visto, não é lembrado
Saia da zona de conforto e vá para locais onde as coisas realmente acontecem. Seja participativo. Esteja em feiras, congresso, cursos e palestras com o objetivo principal de aumentar a sua rede de contatos além de aproveitar o conteúdo para se atualizar e a oportunidade de divulgar a sua empresa.
Conquistar indicações
O seu contato pode não gerar venda, mas o atendimento pode ter sido tão bom que o prospect indique sua empresa para a sua rede de contatos.
Atingir metas
Novos clientes representam novas possibilidades, o que é essencial para o fechamento de metas. Porém, não se esqueça de trabalhar o relacionamento com quem já é cliente.
Sobre atingir metas, caso você não saiba como fazer isso, clique aqui e assista a meu vídeo sobre como elaborar metas.
Auxilia no seu plano estratégico
A prospecção de clientes deve fazer parte da sua rotina. Você precisa entender o papel estratégico da prospecção e os benefícios que ela traz para a sua empresa.
Portanto, agora que você já entendeu porque devemos prospectar, lembre-se de estudar e treinar a sua equipe. Estude a sua persona e alie o plano de prospecção a suas ações de marketing para ter melhores resultados!