A oftalmologia sempre teve seus caminhos muito entrelaçados com a alta tecnologia

Por Luis Augusto Gesteira de Campos

Nas últimas décadas a tecnologia levou a avanços enormes na oftalmologia. Na parte cirúrgica, o primeiro avanço foi a introdução da microcirurgia. Foram criados equipamentos para amplificação, como as lupas, e posteriormente modificaram-se os microscópios, que se adaptaram para o uso oftalmológico. Durante a Segunda Guerra Mundial, ocorreu outro grande avanço. O Dr. Harold Ridley observava pilotos da Força Aérea Real Britânica, vítimas de ferimentos oculares. Ele percebeu que fragmentos da cabine da aeronave permaneciam alojados nos olhos dos pilotos, mas causavam reações inflamatórias mínimas. Dessa forma, entendeu que poderia utilizar o mesmo material – polimetilmetacrilato Perpex CQ – para construir uma lente que substituísse o cristalino humano, efetuando sua primeira cirurgia com a implantação de lente intraocular.

Dr. Luis Augusto realizando uma cirurgia.
A alta tecnologia oferece segurança ao paciente

Os avanços tecnológicos continuaram e, na década de 60, Dr. Charles Kelman apresentou seu engenhoso equipamento de facoemulsificação (técnica utilizada na cirurgia de catarata), baseado no ultrassom utilizado por dentistas. A ideia era fragmentar uma catarata e aspirá-la através de pequenas incisões nos olhos dos paciente. Os rudimentares e enormes aparelhos foram modernizados, tornando a tecnologia utilizada atualmente mais eficaz e segura e diminuindo, em geral, o tempo cirúrgico para minutos.

Em relação às lentes intraoculares implantadas nos olhos para substituir o cristalino, houve uma modernização na questão dos materiais de fabricação (mais biocompatíveis) e também na parte ótica, podendo levar à independência de óculos após a cirurgia.

O método cirúrgico também evoluiu e, hoje, dispomos de um laser específico para cirurgia de catarata. As incisões e sua remoção são feitas com total precisão. Esta cirurgia trouxe um refino ainda maior no procedimento.

O último avanço incorporado foi a cirurgia em 3D, tecnologia conhecida das salas de cinema e televisões mais novas, que veio substituir a ocular dos microscópios. Através dela, podemos ter um campo de visão e um aumento maior do olho durante a cirurgia. A técnica consiste em uma câmera 3D de alta definição, que transmite as imagens em tempo real para uma tela de 60 polegadas, podendo o cirurgião operar utilizando óculos 3D com máxima precisão. As vantagens são inúmeras, desde uma maior segurança no procedimento, maior conforto ao paciente e ao cirurgião e agilidade no processo.

Contamos com este equipamento oferecendo aos pacientes o que há de mais moderno no mercado.

Faça uma avaliação. Atendemos convênios e particulares de segunda a sexta-feira das 8:00 às 18:00 , na Oftalmoclínica, localizada no Unique Mall – Jardim Camburi.

Agendamento no telefone (27)3337- 8285 ou Whatsapp (27)99608-3144.

Sobre o autor

Dr Luis Augusto Gesteira de Campos é Médico Oftalmologista – CRM 7003
Formado na Universidade Federal de Juiz de Fora, especialista em Catarata e Retina, pela Faculdade de Ciências Médicas, Santa Casa de Belo Horizonte e Fellowship em Retina pelo Hospital de Olhos de Minas Gerais.

Deixe um comentário

Eu amo meu bairro - Grande Vitória