Que tal adotar um gatinho?
Dia 06/07/13 haverá um evento do grupo de proteção animal: “Adoção Gatos da UFES”. Mas o que esse grupo faz?
O grupo Adoção Gatos da UFES, foi criado em 2007 e surgiu inicialmente com o intuito de ajudar os gatos que vivem no campus da UFES. Esse projeto foi idealizado pela Cristiany Zanotti, uma das voluntárias do grupo. Como a UFES é imensa, são muitos os animais que ali vivem, aumentando a cada dia que passa, o número de gatos e cachorros abandonados no campus. A situação é precária, mas o grupo se mantém unido para lutar por esses anjos de 4 patas, tendo como compromisso semanal a alimentação em diversos pontos da UFES. Esse mapeamento foi feito ao longo dos anos, para saber a quantidade necessária de ração a ser usada em cada ponto. Para que essa alimentação seja feita, gasta-se em média 50kg de ração por semana. Além do gasto com a ração, o grupo também tem despesas com castrações, tratamentos, internações e cuidados necessários dos animais resgatados. Para que esse trabalho seja realizado o grupo precisa angariar fundos, sendo fundamental realizar eventos como: bazares e rifas. Todo valor arrecado nos eventos e também através de doações, é prestado conta no perfil do grupo no facebook.
Acredita-se que no campus da UFES vivem mais de 100 animais, sendo na maioria gatos. Foram muitos animais resgatados na UFES, mas também foram muitos resgates feitos na rua, em casos de urgência, ou seja, animais que estavam precisando de cuidados imediatos. O trabalho parece simples, mas não é, pois o grupo não tem abrigo. Os animais resgatados são levados para casa das voluntárias que oferecem lares temporários ou ficam em hotéis e clínicas veterinárias. Após os cuidados necessários, os animais são encaminhados para adoção, que é feita mediante a entrevista com a adotante e assinatura de um termo de responsabilidade com o a animal adotado. Mais de 450 animais já foram adotados com o grupo .
O grupo preza a conscientização das pessoas em relação ao controle populacional dos animais, incentivando a castração. Quando um animal adulto é adotado com o grupo, ele vai para sua nova casa castrado. No caso de filhotes, incentiva-se o adotante a castrar o animal antes do seu primeiro cio e graças ao apoio de alguns veterinários, castra-se a um valor menor que a do mercado. Essa prática dos veterinários é muito importante, pois incentiva a adoção e castração dos animais. Graças às campanhas de grupos de proteção animal, muitas pessoas estão preferindo adotar um animal a comprá-lo.
Essa luta pelos animais não é fácil, muitas vezes parece que os protetores estão apenas “enxugando gelo”, pois tiram um animal da rua, mas muitos estão procriando, ou seja é um trabalho sem fim. Por isso deixo a seguinte frase de Madre Tereza de Calcutá: “Sei que o que faço é uma gota no meio de um oceano. Mas sem ela, o oceano seria menor”. Quando perceber um animal em sofrimento, procure uma forma de amenizar o seu sofrimento, qualquer ajuda será muito bem vinda por aquele ser que não sabe falar.
Então, gostaria de convidá-los para o “Arraiá / Bazar do grupo Adoção Gatos da UFES”. O evento vai acontecer no próximo sábado, dia 06 de julho, a partir do meio dia até as 17h, na quadra do centro comunitário do Bairro República. Não percam! Muita comida gostosa, brincadeiras para as crianças (pescaria e boca de palhaço) e um bazar cheio de novidades.
Para entrarem em contato com o grupo acesse o facebook: https://www.facebook.com/adotegatinhosdaufes ou mandem um email para: gatinhosdaufes@googlegroups.com
Um abraço forte,
Paz e Bem
Daniella Muruce
Serviço
“Arraiá / Bazar do grupo Adoção Gatos da UFES”
Data: 06 de julho de 2013
Horário: 17 horas
Local: Quadra do Centro Comunitário Francisco Salles
R José Nascif, s/n – Bairro República
Vitória – ES
A person essentially lend a hand to make significantly posts I might state.
That is the first time I frequented your website page and thus far?
I surprised with the analysis you made to create this particular
publish amazing. Excellent activity!