A vida não é um treino, pois ela segue uma linha. Mesmo assim, todos desejam conhecer o futuro. A futuridade é revelada a cada circunstância e ela predetermina a direção a seguir. Principalmente, quando a vida é dos negócios.
Houve um tempo que se acreditava na magia, profissionais esotéricos, videntes e sensitivos para descobrir o futuro. Assim, as pessoas seguiam suas imaginações sobre os influxos místicos que modelam sua vida. Sempre esperando aparecer o filé de grilo como uma oportunidade de mudança.
Atualmente, se percebe que nem tudo era fantasia. Pois, certamente é possível descobrir o futuro quando o contexto é a vida dos negócios. Basta identificar sua localização, pois localização ainda é tudo.
Os contornos de mercado estão se afluindo para o mundo copiável. Um paradoxo determinante que desatina a intelecção fora dos trilhos.
Tanto os modelos de negócio, as vantagens competitivas e as inovações de produtos e serviços, estão cada vez mais semelhantes e posicionam todos os competidores em um lugar comum. Com isso, a localização pode ser um filé de grilo que determina a superação de obstáculos e motiva novas conquistas diferenciadas.
De fato, todos os empresários desejam transformar a sua empresa em um grande negócio. Mas, não é tão fácil como parece, porque existem muitos fatores que irão implicar e fazer parte dessa proeza.
Para começar, a localização é o que determina grande parte dos custos, dispêndios do tempo e maiores desafios nas articulações empresariais. Não precisa ser místico para entender os benefícios da execução de um projeto de localização, o qual deve encaixar o foco do negócio no local ideal.
Mesmo evidenciando uma economia digital, que anuncia o fim das paredes do negócio, abrangendo todas as etapas virtuais do e-commerce, a localização poderá ser um contraste e não alavancar benefícios algum, se de fato não condisser com a consistência do negócio.
Não há dúvida que as entregas fazem parte do mundo físico. Local onde as pessoas vivem, prestam serviços, deslocam e consomem os produtos.
A concorrência virtual existe e será crescente. Porém, será dependente da localização como a concorrência física. Ainda mais, com esse mercado cada vez mais copiável, o qual converte todos os competidores em semelhantes e os põem dentro de um lugar comum.
Essa questão fica mais translúcida na medida que o tempo avança. Logo, não será difícil compreender que o espaço físico aumentará a credibilidade da concorrência virtual e ao mesmo tempo, também não será complicado perceber a desenvoltura da concorrência física para captar as vendas online.
Então, de mundo para outro a questão é um projeto de localização, porque a distância física entre fornecedor e consumidor sempre será uma incógnita que fará a diferença entre o fluxo de produto e o consumo no mundo real.
A respeito, o projeto de localização possui duas vertentes a considerar. A primeira se o empresário possui o ponto para a localização, então ele deverá buscar qual será o foco de negócio que se afina com seu local.
Nesse caso, o propósito é procurar concentrar a pesquisa do projeto nas vantagens que o local oferece como força atrativa. Assim, o empresário deverá buscar o potencial do local entre vários focos de negócio. A base de sua interrogativa será: “o que? pra quem? e como?”.
A segunda vertente a considerar é quando o empresário possui o foco de negócio e deseja encontrar um local apropriado para competir.
Esse local deverá surgir entre várias opções, podendo ser advindo entre macros e microlocalizações. Cabe o projeto de localização apresentá-lo dentro de um processo comparativo de variantes de forças atrativas e retrativas. Sendo a base de sua interrogativa: “onde? qual é? pra quem? e como?”.
Assim, se assenta uma localização e do mesmo jeito o destino do negócio. Sem um projeto de localização não precisa de magia para descobrir o futuro. Do mesmo jeito, não há necessidade consumir grilo se é possível encontra o filé.
Sem magia, apenas uma questão de perspectiva. Pois, as oportunidades sempre vão existir para aqueles que tem a capacidade para experimentar e ajustar, até mudar, se for necessário. Mas, nunca surgirá do nada.
??