O ES tem muito mais para mostrar


Globo Repórter x Mata Atlântica no Espírito Santo

Assisti o Globo Repórter sobre Mata Atlântica do Espírito Santo (ES), gostei muito, mas devo registrar que foi bom, embora temos muito mais a mostrar. De cara falaram que o estado de Minas Gerais foi um dos mais que desmatou, mas não falaram que o ES já tem sido há vários anos o que menos tem desmatado.

Por que será que o pobre ES Santo, um estado tão pequenino do sudeste, que teve a sua mata tão devastada, um estado da região sudeste fora do eixo Rio São Paulo aparece em destaque? Justiça seja feita, não foi por nenhum efeito de uma varinha de condão de uma fada madrinha, mas por um processo que na minha humilde opinião se fortaleceu a partir da década de 90, com grande influência da ECO 92 e vem se consolidando, ganhando aos poucos escala, conectando muitas experiências, do governo estadual, Ministério do meio Ambiente, sociedade civil, proprietários rurais, ONGs, a academia, seu João, Seu José, Dona Maria, Dona Josefa e “N” pessoas anônimas que tem aos poucos se sensibilizado pela causa da Mata Atlântica.

Das quatro áreas que foram mostradas, três são Pólos de Educação Ambiental da Mata Atlântica, iniciativas do Governo Estadual desde 1992 em parceria com a sociedade civil: Caparaó, Santa Tereza (Museu de Biologia Mello leitão), Mosteiros Zen Budista, e as quatro áreas mostradas fazem parte do projeto Corredores Ecológicos, reconhecidos por lei estadual e definidas por meio de processo participativo.

Além disso temos que nos orgulhar pois o ES é um estado onde a nível governamental o meio ambiente tem caminhado nos últimos anos de mão dada com a agricultura, fato que não ocorre na maioria dos estado. Há programas de governo que incentivam a proteção e restauração da Mata Atlântica, incentivando proprietários rurais que quiserem aderir ou apoiar. Não poderia deixar de destacar pessoas ilustres que contribuíram para este processo e não estão mais entre nós, Tião Sá e Elizeth Siqueira, quanta saudades de vocês, e muitos outros que trilharam outros caminhos mas deixaram sua contribuição. Morando atualmente no Estado vizinho (RJ) posso ver e reconhecer ainda mais o quanto o ES tem mesmo muito a se orgulhar, e se mostrar como exemplo. Não deixo de reconhecer que ainda há um longo caminho a percorrer.

Estamos no começo do começo, mas não posso deixar de me orgulhar e parabenizar a todos que fazem parte desta história. Dá-lhe Espirito Santo.

Sobre a auora:

Gerusa Bueno é Bióloga e Educadora Ambiental

 

 

 

 

Retornar a pagina inicial

Deixe um comentário

Eu amo meu bairro - Grande Vitória