Programa de educação ambiental Tampinha do Bem é implantado no município da Serra

A Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Manoel Vieira Lessa, no bairro José de Anchieta II, na Serra, recebeu o Programa Tampinha do Bem, gerido pelo Sindicato da Indústria de Material Plástico do Estado do Espírito Santo (SindiplastES) e vinculado à Indústria do Bem, da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes).

O termo de cooperação com a Prefeitura do Município para a conscientização ambiental foi assinado pelo presidente do SindiplastES, Jackley Maifredo e o prefeito da Serra, Sérgio Vidigal, nesta quarta-feira (7), no gabinete da administração municipal. “O objetivo é iniciar uma cultura já desde as crianças para uma conscientização ambiental. Pretendemos ampliar o Tampinha do Bem para outras unidades de ensino”, comentou o presidente do SindiplastES, Jackley Maifredo.

Na escola em José de Anchieta II, cerca de 540 pessoas, dentre os estudantes matriculados e servidores participarão da iniciativa em uma espécie de gincana de arrecadação de tampas plásticas na comunidade. Os estudantes receberão coletores, para arrecadar as tampas plásticas de garrafas de refrigerante, água, suco, óleo, detergente, amaciante, tampas de tubos de creme dental…. O material será doado para que sejam reutilizados e revertidos em recursos financeiros para instituições cadastradas, como Associação de Catadores, projetos sociais e igrejas.

Os campeões gerais serão premiados na abertura da 14ª Semana do Plástico, que é promovida pelo SindiplastES, em novembro. A ação – que tem o suporte educacional da Secretaria de Educação da Serra – pretende incentivar o envolvimento de crianças, adolescentes e suas famílias para o incentivo à adoção da economia circular, o que possibilita o aproveitamento inteligente de recursos usados no processo produtivo, como o plástico.

Fabricadas em sua maioria, em polipropileno, as tampinhas são consideradas uma matéria-prima de primeira qualidade, material nobre que não pode ser desperdiçado, uma vez que, em apenas dois dias, o plástico reciclado está pronto para retornar à indústria.

A iniciativa começou a ser idealizada na Semana do Plástico na edição 2017, que é organizada anualmente pelo SindiplastES e aplicado na Rede Sesi-Senai-ES. Depois, a parceria neste sentido foi firmada com o Governo do Estado, durante o encontro com a vice-governadora, Jackleline Moraes, e representantes da Secretaria de Estado da Educação (Sedu), do Sesi/Senai-ES, do Sinrecicle e do Conselho Temático de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Coemas) para que fosse adotada pelo Estado.

15 thoughts on “Programa de educação ambiental Tampinha do Bem é implantado no município da Serra

Deixe um comentário

Eu amo meu bairro - Grande Vitória