Moradores adotam bike como meio de transporte
Ao ganharmos nossa primeira bicicleta, jamais imaginaríamos que ela poderia se tornar a companheira de toda vida, nem mesmo pensaríamos na possibilidade de transformá-la em nosso meio de transporte.
A “bike” é companheira diária de muitas pessoas que buscam suprir algum tipo de necessidade, seja para facilitar na locomoção, para a prática de atividade física ou para diminuir o stress do dia a dia com pedaladas em locais onde a brisa e a paisagem se fazem presentes.
Atualmente, as bicicletas não fazem parte apenas de passeios no parque, de trilhas ou de exercícios físicos: elas fazem parte da rotina de algumas pessoas.
Para muitos, o clima e da temperatura – chuva e frio – não são desculpas usadas para praticar esporte, ir ao trabalho, à escola, ao supermercado, ao cinema ou a qualquer outro tipo de compromisso. Carregando pacotes ou sacolas, as pessoas chegam a qualquer destino.
A bicicleta passa a ser um estilo de vida.
“Uso minha bicicleta todos os dias, tenho uma rotina diária: vou para o trabalho e depois para o treino de powerlifting (levantamento de peso). Quando termino minhas atividades físicas, vou ao supermercado fazer compras, e no final da jornada retorno para casa. A bicicleta é meu meio de transporte. Minha rotina é conhecida, porque todos me veem de bike que me ajuda na questão do tempo. Antes eu ia para o trabalho a pé, agora é tudo muito mais rápido. Andar de bicicleta me faz chegar mais rápido aos lugares que de ônibus”. (Atleta Valesca Rocha, Tricampeã de Levantamento de Peso.)
Praticar ciclismo ou adotar a bicicleta como meio de transporte é ter qualidade de vida
O ciclismo além de esporte, é também qualidade de vida.
O prazer da prática proporciona muitos benefícios, como o aumento da imunidade, a redução do peso corporal, o combate ao estresse e à depressão, nos traz a sensação de bem estar, melhora a nossa respiração, nosso fôlego, além de nos permitir realizar longas pedaladas em locais onde a paisagem é bastante agradável.
Fazer o uso da bicicleta como meio de transporte, além dos benecícios com a saúde, ajuda a cuidar do meio ambiente, por não causar poluição.
O vendedor, corretor de imóveis e atleta do ciclismo, Marcos Peixinho, 54 anos, diz que para ele o ciclismo proporciona qualidade de vida. “Ando de biclicleta há 33 anos, e a uso para trabalhar e para o esporte. O ciclismo me tira o estresse, me traz novas amizades, mais conhecimento e mais saúde. O esporte tem o primeiro lugar em minha vida. Treinamos em trechos específicos, mas de vez em quando faço pedaladas mais longas para treinar em outras estradas. Não é um vicio porque eu não dependo disso para viver. Pedalo porque eu gosto, é algo muito prazeroso”, conta.