A Agência Nacional de Vigilância Sanitária define os alimentos funcionais como “alimentos ou ingredientes com alegação de propriedades funcionais e/ou de saúde e que podem, além de funções nutricionais básicas, produzir efeitos metabólicos e/ou fisiológicos e/ou benéficos à saúde, devendo ser seguro para consumo sem supervisão médica”.
As farinhas funcionais são um bom exemplo desse tipo de alimento. Extraídas tanto de cascas, como de frutas, grãos ou cereais, são bastante ricas em fibras essenciais para o bom funcionamento do organismo. Daí ser importante conhecer um pouco do seu universo:
1. Farinha de Beterraba – Ajuda no aumento da performance. Contribui para o emagrecimento além de possuir agentes anti-oxidantes. Fonte de vitamina C e B9. Contém magnésio, manganês, betaína, fósforo e potássio. Ótima para quem pratica esportes
2. Farinha de Uva – Diminui os níveis de colesterol, previne a diabetes, é fonte de energia e possui agentes antioxidantes. Muito boa para a pele.
3. Farinha de Coco – Controla os triglicérides pois possui muita fibra e baixo índice glicêmico. Ajuda no emagrecimento e na regulação do intestino, além de ser muito saborosa.
4. Farinha de Mamão – Contem betacarotenos, serotonina e carpaína que ajudam na digestão. Possui baixo índice calórico e muita fibra alimentar, sendo ótima para melhorar e regular o intestino, basta incluir duas colheres de sopa em sucos.
5. Farinha de Berinjela – Ajuda a regular o nível de triglicérides e de colesterol, também contribui para aliviar a saciedade de comer doces.
6. Farinha de Limão – Ajuda a combater e prevenir cálculos renais, além de conter agentes anticancerígenos,
7. Farinha de Maracujá – Ajuda no controle dos picos glicêmicos. Contém fibra pectina, vitamina B3 (niacina), ferro cálcio, fósforo e muita fibra.
8. Farinha de Sorgo – Possui magnésio, ajuda no sistema imunológico, na redução de colesterol, menor incidência de câncer de cólon, controle da glicemia além de prevenir doenças cardiovasculares.
9. Farinha de Batata Doce – Fonte nutritiva de carboidrato de baixo índice glicêmico e possui ferro, cálcio e vitamina A. Ótima para ser usada durante treinos.
10. Farinha de Banana Verde – Extraída da casca e da polpa, ajuda no emagrecimento, por conter grande quantidade de fibras, e no controle da diabetes.
11. Farinha de Linhaça – Possui muita fibra e ajuda no controle do colesterol. Complementa sucos, bolos e pães. A linhaça dourada é muito rica em Omega 3 e 6.
12. Farinha de Amêndoa – Possui características oleoginosas sendo, naturalmente, rica em Omega 3 e contribui para o equilíbrio do colesterol. Ótima para uso na panificação e em massas juntamente com a farinha de linhaça e de tapioca.
13. Farinha de Arroz – Substitui a farinha de trigo branca em todas as suas aplicações, sem contar que ela é muito mais nutritiva, principalmente se for consumida em sua versão integral.
14. Farinha de couve liofilizada – Rica em ferro e proteínas, possui agente desintoxicante por natureza e é ótima para regular o organismo.