Você sabe prospectar clientes?

Para quem não sabe, prospectar é localizar pessoas, potenciais clientes, que possam se tornar consumidores do seu produto ou serviço. Para isso, você precisa saber onde pode encontrá-los e ter a oportunidade de conversar com eles de alguma forma, podendo ser através de uma visita, vídeo chamada, por telefone ou até mesmo via mensagens de WhatsApp.

E, como é possível fazer prospecção de clientes?

Você pode prospectar organizando ou participando de cursos, rodadas de negócios, encontros, cafés, workshops, oficinas, ou qualquer outro tipo de evento que reúna um grupo de pessoas, onde terá a oportunidade de obter o contato de algumas ou de todas elas. O evento pode ser presencial ou online, não importa. O mais importante é ter o primeiro contato. O que você precisa, de fato, são de bons leads (informações como nome, número de telefone, e-mail), para fazer o primeiro contato.

Para visitar seus prospectos é preciso saber onde estão, obter o número de contato de cada um e agendar visitas. Para alguns vendedores isso é algo normal e rotineiro, no entanto, para outras pessoas pode se tornar uma tarefa bastante cansativa! Além disso, demanda de tempo. Se você colocar como meta falar com cerca de 20 a 30 pessoas, pode ser que leve um mês para fazer isso, porque não sabemos qual é a disponibilidade de cada um de nos encontrar ou nos atender no telefone. Às vezes é até frustrante, porque a pessoa não te atende de forma nenhuma, pensando que você é mais um “chato” querendo vender algo.

A minha dica é participar de eventos de network onde você consegue, de fato, falar do seu produto ou serviço para as pessoas, olhando no olho delas. Imagine se todos os meses você consegue falar com cerca de 40 pessoas sobre seu negócio. Até o final do ano terá conversado com mais de 400.

Após esse primeiro contato, em eventos, aí é preciso partir para a segunda ação. Pode ser um telefonema para agendar um encontro, demonstrando interesse no que ela tem a oferecer. Ao invés de ligar e já oferecer algo, aproveite para agendar uma visita e dizer que quer conhecer mais sobre o que a pessoa vende. Tenha certeza que ela vai te receber com prazer.

No entanto, se você ligar e já dizer que quer vender algo, a pessoa só te receberá se realmente se interessar por você ou pelo que você tem a dizer. Caso contrário, vai receber uma desculpa de agenda lotada, ou falta de tempo.

Já pensou em prospectar?


Você vai gostar de ler:
06 Dicas de como aproveitar melhor uma rodada de negócios para converter o relacionamento em vendas

Deixe um comentário

Eu amo meu bairro - Grande Vitória