Lincoln Siqueira Madeira conta o segredo do sucesso da sua empresa
Um jovem capixaba que morou por 17 anos no interior de Minas Gerais montou uma pizzaria em Jardim Camburi há três anos: a Chef Fantoni, uma franquia da qual pessoas próximas não acreditavam que poderia crescer tanto em Vitória. Lincoln Siqueira Madeira é um comerciante ousado, vendeu todo o patrimônio que mantinha em Santana do Paraiso/MG e investiu na franquia. Atualmente, atende os bairros Jardim Camburi, Bairro de Fátima, Hélio Ferraz, Manoel Plaza, Eurico Sales, Rosário de Fátima e André Carloni, e está se preparando para aumentar ainda mais o seu público.
“Minhas irmãs eram minhas sócias, mas resolveramseguir suas vidas profissionais e insistiram para a venda do negócio. No entanto, acreditei no negócio e na região a qual atendo atualmente. Agora tenho uma equipe qualificada e na Chef Fantoni não existe hierarquia, todos somos colegas de trabalho”.
No mês do empreendedorismo, a loja completa três anos. Lincoln conta que a crise não afetou as vendas, apesar de o custo ter aumentado. Segundo ele, o bom atendimento e a qualidade dos produtos, são responsáveis pelo êxito do comércio. “Usamos produtos de primeira linha, experimentamos todos eles antes de iniciarmos a produção. Apesar de todas as dificuldades como ausência de funcionário e a crise, prezo pela qualidade do serviço”, diz.
A pizza pré-assada é o diferencial da Chef Fantoni, o cliente leva a pizza e assa da sua melhor forma e gosto com a opção de deixá-la macia ou crocante em pouco tempo e na própria embalagem.
O verdadeiro empreendedorismo está no sangue do comerciante Lincoln. Ele é parceiro e amigo de seus colegas da região onde a pizzaria está localizada, inclusive de seus concorrentes, onde trocam informações.
“O mercado é para todo mundo, eu preciso dos concorrentes, eles vão me ajudar a crescer e a ter o meu diferencial. Ninguém faz um trabalho tão igual ao outro, mesmo sendo o mesmo tipo de serviço. Conhecer a forma como meu concorrente se posiciona no mercado é essencial para encontrar as melhores estratégias para meu negócio e ser diferente dos outros. Sabendo como ele atua ajuda a me diferenciar no mercado e oferecer ao cliente o que ele não encontra em nenhum outro ponto”, informa.
Madeira garante que o sucesso do negócio, é também, a divulgação. “Como vou ficar conhecido se eu não me mostro para grande número de pessoas? Então, faço muita publicidade em revistas, panfletos e no jornal euamomeubairro, que são os canais que acredito que me ajuda a alcançar meu público. A quantidade de moradores de Jardim Camburi equivale à região das outras pizzarias da franquia. Muitos que moram aqui, ainda não conhecem a Chef Fantoni. Faço parceria com escolas, condomínios e outros públicos. Estou sempre estudando para definir estratégias para alcançar meu público alvo”, garante.
Além do sabor da pizza, Lincoln fala que a estética da pizza, a forma que é apresentada ao cliente, é fundamental.
Arnaldo José Mafort, consultor na área da qualidade, é cliente da Chef Fantoni de Jardim Camburi e fala que diversos fatores fazem com que ele retorne todas as semanas na pizzaria, como a qualidade do atendimento e a logística utilizada pela empresa, fazendo com que o serviço de entrega se torne bastante rápido.
“Além da qualidade, o produto e o custo benefício faz valer o preço da pizza e é uma excelente pizzaria. As pizzas têm diversos sabores, a empresa é organizada, não precisamos aguardar muito tempo para receber o pedido, o sistema operacional utilizado pela pizzaria favorece o serviço, e ainda, podemos beber um refrigerante ou uma cerveja enquanto aguardamos a pizza. Quando retornamos para nossa casa, assamos a pizza no ponto que a família gosta. A empresa tem procedimento padrão no preparo das pizzas, todas deliciosas”, finaliza.