O marco de 2 milhões de visitantes foi comemorado com um piquenique, oficinas e um parabéns simbólico
Aberto ao público, o parque proporciona diversos eventos, oferece oficinas e atividades voltadas para o bem-estar, além de orquidário, brinquedos e um espaço verde, onde as famílias podem aproveitar para fazer um piquenique e relaxar.
No último final de semana do mês de janeiro, o Parque Botânico Vale alcançou o marco de 2 milhões de visitantes e a data foi comemorada com um piquenique e algumas oficinas.
De acordo com o supervisor do parque, Vitor Maciel, o espaço está aberto ao público, recebe pessoas de toda a Grande Vitória e oferece diversos tipos de atividades para os frequentadores. “Abrimos de terça-feira a domingo, das 8 as 17 horas, com programações baseadas nos pilares saúde, educação e cultura. A educação ambiental é fortemente trabalhada em nossas ações. O Parque Botânico Vale é o maior polo de educação ambiental do Estado e trabalhamos para cerca de 30.000 crianças. Temos uma programação intensificada ao longo do ano, buscando o lazer, onde recebemos desde o público infantil ao idoso, com atividades diversas. Muitas das programações acompanham as temáticas de cada período ou mês, como por exemplo, nas férias temos oficinas de bioférias, em fevereiro o bailinho de carnaval, entre outras atividades. A programação pode ser acompanhada no site vale.com/parquebotanicovitoria”, informou.
Para comemorar o marco de dois milhões de visitantes, o Parque Botânico Vale escolheu Marina Campos Cunico, uma menina de apenas 10 anos, que idealiza e executa projetos sociais para crianças carentes da Grande Vitória, para representar o momento, por ser uma das pessoas que frequenta constantemente o parque, além de se destacar por realizar ações sociais. A menina conta com o apoio da Vale em seu projeto “Voltas às aulas da Marina”, onde a população fornece cadernos e outros materiais escolares para serem reformados e doados às escolas carentes. O Parque Botânico Vale é dos pontos de coleta destes materiais.
“Alcançamos dois milhões de visitantes, por isso, preparamos uma comemoração especial. Marina trouxe um piquenique e organizou uma oficina de reforma de materiais escolares. Ela convidou as pessoas envolvidas em seus projetos sociais – aproximadamente 90 crianças” e realizamos um parabéns simbólico para o parque, complementou, Vitor.
Marina diz que iniciou seus trabalhos sociais doando seus cabelos para pessoas com câncer. Posteriormente, passou a trabalhar com projetos de reciclagem e educação.
“Executo um projeto de com reciclagem de garrafas, caixas, entre outros materiais, com a finalidade de cuidar do meio ambiente. Montei uma loja para fornecer roupas, calçados e brinquedos para crianças carentes”, disse.
A jornalista Fabiana Campos Franco, mãe de Marina, fala que a menina é bastante sensível às causas de outras pessoas.
“Marina criou uma loja itinerante para periferias, onde as crianças podem adquirir os produtos que conseguimos com doações. Criou, também, um dinheiro social chamado ‘Amores Reais’, para as crianças realizarem as compras na loja. O dinheiro é conquistado através da participação de oficinas de reciclagem. Através do projeto ‘Volta as Aulas da Marina’, preparamos mochilas escolares com materiais novos para crianças que não têm condições de compra. Marina quer que a criança tenha a oportunidade de estudar. Ela sonha em ter um caminhão levando o reforço escolar às periferias. Recentemente, recebeu um aporte financeiro do apresentador de TV Rodrigo Faro que veio ao Estado conhecer os projetos dela. Ele doou 50.000 reais para ajudar na aquisição do caminhão. Marina tem ideias diferentes e consegue firmar algumas parcerias sozinha, como fez com o Parque Botânico Vale”, comentou.