Baleia-jubarte e grandes embarcações na costa capixaba (Foto: Instituto Baleia Jubarte)
O Espírito Santo recebeu na última segunda-feira (8) a visita de Michael Fishbach e Mikaya Delphi Waters-Fishbach, respectivamente, Diretor-executivo e Diretora de Comunicação da Great Whale Conservancy (GWC), uma das instituições não-governamentais mais importantes na pesquisa e conservação de baleias dos Estados Unidos. A agenda dos ambientalistas americanos teve como objetivo consolidar a parceria com o Instituto Baleia Jubarte para ampliar as medidas de proteção às baleias no país.
Desta forma, Michael e Mikaya e representantes do Instituto Baleia Jubarte, entidade parceira da GWC no Brasil, participaram de reuniões com executivos da Imetame e da Vale para dialogar sobre possíveis parcerias para o desenvolvimento de medidas de prevenção de colisões de baleias com navios. Vale destacar que a Transpetro já vem adotando essas medidas de prevenção de forma pioneira no país no Terminal Almirante Barroso (SP), o maior porto de petróleo e gás da América Latina.
Segundo o Coordenador Regional do Instituto Baleia Jubarte, Paulo Rodrigues, “o Espírito Santo tem enorme importância na economia marítima do Brasil e é também uma região vital para as baleias-jubarte. Harmonizar a presença simultânea das baleias e dos navios é o desafio ao qual estamos nos propondo e, graças à soma de nosso trabalho de pesquisa de campo no estado com a expertise dos profissionais da GWC, podemos viabilizar recomendações que atendam tanto às necessidades da indústria como da proteção às baleias”.
Os pesquisadores também fizeram uma visita à Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Vitória, reforçando a importância da parceria com o município para a manutenção do Espaço Baleia Jubarte como centro de pesquisa e educação ambiental na região.
Visite
O Espaço Baleia Jubarte, em Vitória, conta com o museu da baleia, com um acervo de ossadas e materiais didáticos sobre baleias, o ambiente marinho e a importância da conservação marinha. Durante o passeio, os visitantes também têm a oportunidade de conhecer sobre o tema com os desenhos interativos da plataforma digital do Projeto.
Para a visita guiada é preciso agendar com antecedência. O passeio educativo é gratuito para escolas da rede pública e também deve ser agendado previamente junto à administração do Projeto.
Onde fica: Praça do Papa, s/n – Enseada do Suá
Horário: Terça a domingo, das 09h às 17h
Contato: (27) 9 8825 0440 | 3022 6691 ibj.vitoria@baleiajubarte.org.br
Ingresso: R$ 10
Sobre o Projeto Baleia Jubarte
Atuando há mais de 30 anos na pesquisa e conservação das baleias-jubarte e do ambiente marinho no Brasil, o Projeto Baleia Jubarte, patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental, integra a Rede BIOMAR juntamente com outros projetos patrocinados pela empresa (Projeto Albatroz, Coral Vivo, Golfinho Rotador e Meros do Brasil), que atuam de forma integrada na conservação da biodiversidade marinha do Brasil. O Projeto Baleia Jubarte é realizado pelo Instituto Baleia Jubarte a partir de suas sedes na Praia do Forte e em Caravelas, Bahia, e em Vitória, no Espírito Santo. Por meio deste projeto são realizadas ações de pesquisa científica, turismo responsável, ações de educação ambiental, bem como atividades de conservação que tem contribuído para o sucesso da recuperação da população de jubartes do atlântico sul ocidental. Mais informações sobre as atividades podem ser obtidas em www.facebook.com/projetobaleiajubarte, www.instagram.com/projetobaleiajubarte e em www.baleiajubarte.org.br.
Colaboração: Foco Comunicação