Para que serve e como podemos nos chamar a imagem que se refere à nossa empresa?
.De acordo com o publicitário Fausto Trugilho, sócio-proprietário da agência PAZZ Comunicação, é importante que as empresas tenham uma identidade para que sejam reconhecidas mais facilmente pelo público. Ele diz que a palavra logomarca é uma forma incorreta de se referir, embora já se use até no meio acadêmico, sendo logotipo a maneira mais utilizada. No entanto, particularmente prefere chamar de logo.
“Existem empresas com produtos e serviços de qualidade superior aos seus concorrentes, contudo não possuem uma boa apresentação, deixando de ter um bom posicionamento em relação ao mercado. O logo precisa ser bem construído levando-se em conta a forma que a empresa deseja ser percebida pelo consumidor. Se não estiver alinhada à identidade do negócio, será apenas um ‘glifo’ (informação) ou um desenho bacana, sem qualquer fundamento. Quanto mais simples, melhor. No entanto, para se chegar a determinados níveis é preciso percorrer um caminho de bastante estudo, pois é necessário resumir uma mensagem muito mais complexa, conceitual. Por exemplo, a Nike, que tem uma identidade estilizada e reconhecida mundialmente e que já passa a mensagem sobre o que é o que está sendo falado: esporte, lazer, qualidade de vida. Outro exemplo é a Apple, que virou sinônimo de qualidade e desejo”.
Ele cita que o logo deve ser desenvolvido em cima de como o cliente quer que sua empresa seja percebida. Para isso é necessário realizar um estudo sobre o comportamento do consumidor. Ele considera que, para cada tipo de mercado e público, é necessário um certo nível de diferenciação no desenvolvimento.
“Deve se pensar no fator econômico, como o tipo de público A, B, C ou D, no comportamento do consumidor de cada uma dessas classes para que não se venda uma mensagem errada”.
Segundo Fausto, as empresas capacitadas para a criação de uma boa marca são as agências de publicidade que já possuem a expertise sobre o comportamento do público-alvo. Há escritórios de branding, especializados em identidade visual e logotipia, mas antes de começar a criar, é essencial que se leve em consideração os meios nas quais ela será utilizada.
“O logo precisa ser pensado para os meios digital e impresso. Tudo deve ser alinhado, desde o planejamento à forma de interação com o público, que deverá ser condizente com aquilo que a empresa se propõe”.