Moradora vence concurso de desenho

nadinhe cultura desenho

O desenho da estudante Nadine Pompermaier concorreu com trabalhos de pessoas de vários estados brasileiros

A adolescente Nadine Pompermaiyer, 12 anos, é moradora de Jardim Camburi e foi uma das ganhadoras do Concurso de desenhos “Arte de Caderno”, com tema livre, idealizado pelo Instituto Federal Sul de Minas. Ela está no 6º ano do ensino fundamental e de acordo com sua mãe, a artista plástica Jaqueline Pompermaiyer, foi incentivada pela professora de artes Giovana, que leciona no EMEF “Adevalni Sysesmundo Ferreira de Azevedo” – “ASFA.

“O concurso foi aberto a todos os alunos de escolas públicas do país. Nadine ama desenhar e tem se destacado na escola por suas criações. Ela foi incentivada pela família, amigos e escola. Os alunos puderam se inscrever com cinco desenhos e a comissão organizadora selecionou um trabalho de cada participante. Foi um total de 2.093 obras inscritas, sendo 65 classificadas. Nadine foi a primeira colocada da categoria ‘Ninja’, estabelecida pelo concurso. Me senti surpresa por ela desejar participar. Não por seu talento, pois desenha desde pequena, mas pelo fato de não ser competitiva. Ficamos felizes quando soubemos da classificação e trabalhamos por votos/curtidas, que era a regra do concurso. A família se dedicou, os amigos se empenharam, recebemos votos de vários lugares do país e até do exterior. Por isso, agradecemos a todos. Ela amou tirar o primeiro lugar. No entanto, não se deslumbrou. Acreditamos que foi ótimo para sua autoestima, dando a ela mais confiança e determinação”, informa Jaqueline.

nadinhe cultura desenhoSegundo Jaqueline o desenho de Nadine expressa a visão através de uma câmera de filmar, caracterizada pelo “rec” no rodapé e nas “limitações” destacadas nos quatro cantos da imagem, demonstrando o campo de visão da câmera. “A câmera está tentando filmar, à noite, um monstro na floresta” diz.

O site do Ifes Sul de Minas informa que as obras vencedoras receberão todos os produtos do Arte de Caderno: camisetas, bonés, canecas, agendas, mochilas, dentre outros. Os professores indicados na ficha de inscrição das obras mais curtidas, também serão premiados. Todas as obras farão parte das imagens que estamparão os diversos artigos do Arte de Caderno, que integrarão a premiação da edição de 2017.

“O evento é uma ação educativa em formato de concurso, que resgata desenhos feitos de forma espontânea geralmente nas últimas páginas de cadernos, agenda, provas, dentre outros. Com essa ação, além de resgatar e valorizar essa forma de arte, pretende-se fomentar a preservação do patrimônio público, incentivando a produção de desenhos no suporte correto e não em carteiras, paredes e portas. Dessa forma, um dos intuitos é o de diminuir os danos ao espaço físico e, consequentemente, a necessidade de reparos e sobrecarga dos profissionais da limpeza. O ‘Arte de Caderno’ não possui fins lucrativos, somente educacionais”. (Fonte: http://bit.ly/2nxvy5n)

 

anuncio sorrisus dezembro 2017

Deixe um comentário

Eu amo meu bairro - Grande Vitória