A má alimentação pode provocar queda capilar

A queda de cabelo é muito comum, tanto para jovens quanto para adultos. Os fatores genéticos como a calvície, a alopecia, o estresse e outros problemas podem ser desencadeadores da queda capilar. No entanto, é possível que o problema esteja ligado diretamente à alimentação.

O nutricionista Rafael Monteiro fala que a alimentação influencia na boa saúde do ser humano e que uma dieta restritiva, com baixa ingestão de frutas, por exemplo, pode causar a queda de cabelo. Segundo ele, é preciso consumir vegetais, legumes, e outros alimentos que contenham os nutrientes necessários para uma boa nutrição e para a manutenção da saúde.

“Costumo fazer uma analogia com o combustível de um carro. Se abastecemos frequentemente em um posto de gasolina duvidoso, poderemos ter problemas com peças e com o funcionamento geral do veículo. Da mesma maneira acontece com nosso corpo. Se é nutrido de forma inadequada, a curto, médio ou a longo prazo desenvolveremos algum tipo de problema de saúde ou de estética. A má alimentação é prejudicial”, afirma.

Rafael Monteiro, nutricionista

Rafael diz que para tratar um paciente com queda capilar é necessário verificar como estão as vitaminas, minerais, alterações na tireoide, testosterona, hormônios sexuais femininos e outras informações que ajudam a descobrir o motivo da queda.

“Dependendo do resultado podemos regular a dieta do paciente e até mesmo suplementar. Na consulta é feito o mapeamento para saber qual é a deficiência e assim fazermos uma reposição específica. De forma nutricional, quando percebo que o exame de sangue não tem problema algum, busco detectar se um dos fatores é sono, ansiedade, estresse ou outro, podendo suplementar com fitoterápicos, como a valeriana, a camomila e o 5HTP, em cápsula ou via oral. O paciente é acompanhado a cada três meses, com exames de sangue, para saber se o problema foi solucionado”, informa.

5 thoughts on “A má alimentação pode provocar queda capilar

  1. Ana Lúcia Campos says:

    Eu sempre me alimentei mal mas de 2 amos para cá a queda e quebra do meu cabelo está demais e me deixando desesperada pois sempre tive muito cabelo e agora está muito ralo e fico até com medo de lavar de tanto que cai,o que faço???

    • Rafael Monteiro says:

      Olá! Tudo bem?

      Provavelmente, sua má alimentação crônica gerou algumas deficiências de vitaminas e minerais. Além disso, fatores como genética e distúrbios hormonais podem estar relacionados à queda de cabelo. É fundamental a realização de um exame de sangue completo para avaliarmos a causa da queda de cabelo e tratá-la pois pode estar causando outra alteração no corpo, como cansaço, fraqueza, queda de memória, baixa libido e outros problemas.

  2. Rosemary Martins Santos says:

    Estou com alopecia andro genética resecamento d pele extremamente nervosa irritada não dormindo bem

    • Rafael Monteiro says:

      Olá Rosemary, tudo bem?

      A alopecia é uma alteração capilar gerada por excesso de um hormônio chamado Dihidrotestosterona (DHT). É fundamental o acompanhamento com Dermatologista para investigação e tratamento. Além, disso é importante a melhora dos hábitos alimentares e estilo de vida, que ajudarão muito na melhora da qualidade do seu sono.

Deixe um comentário

Eu amo meu bairro - Grande Vitória