Acabou o carnaval. Está na hora do DETOX?

Reestabelecendo a rotina alimentar saudável

Natal, ano Novo, Carnaval… Época propícia para “esquecer” da dieta e cair na folia dos excessos. Não se preocupe: o exagero é natural do ser humano e pode ser saudável (quando é apenas uma exceção).

Acabam-se as comemorações, começa, enfim, o ano novo e a correria para cumprir mais uma vez a velha promessa de perder peso. A primeira falha dessa busca incessante se encontra logo ai, no começo: a correria! Nos dias de hoje há uma necessidade infindável pela velocidade; resultados rápidos, fórmulas mágicas, alimentos turbinados e receias milagrosas de “secar a barriga em 5 dias” que podem ser acessadas na distância, em um clique. Para você, adepto do modismo da nutrição, vai aqui minha primeira dica: fórmulas mágicas e alimentos milagrosos não existem.

Infelizmente este veículo que nos proporciona o alcance de tanta sabedoria, que é a internet, também nos prega peças. Fontes não científicas e duvidosas nos sugerem erroneamente o perigo por detrás do corpo esbelto que se forma após uso da famosa fórmula DETOX, dentre muitas outras, com proposta de “detoxificar” o corpo e emagrecer. Eis aqui minha segunda dica: o suco verde não vai desintoxicar seu organismo!

A “dieta DETOX”, que se restringe a líquidos, inviabiliza o consumo de outras vitaminas e minerais essenciais como B1, B2, B6, B12, Ferro, Omega 3 e 6, Se, etc, contidos em outros alimentos, principalmente quando essa dieta é realizada ao longo de alguns dias.

Veja: a ideia do suco verde é bem interessante, principalmente se é uma opção prazerosa para você. E seu consumo sem exageros pode ser um forte aliado ingestão de vegetais, frutas e especiarias, de forma variada, que oferecem vários nutrientes, mas não com a promessa de “detoxificar”, afinal de contas já temos um órgão que faz isso por nós: o fígado!

“E como devo fazer então para ‘detoxificar’ meu corpo depois de todo esse feriado?” Aqui vai minha terceira e última dica: Equilíbrio! Reestabelecer a rotina alimentar saudável, com alimentos de verdade, diminuindo aqueles industrializados, variando sempre, respeitando sua fome e saciedade, seu corpo volta ao normal e emagrecer será uma questão de consequência!

Procure um nutricionista que vai te auxiliar da melhor forma a estabelecer seus objetivos respeitando seu tempo, seus costumes e seu corpo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X