Compreendendo melhor a técnica
A acupuntura pode ser definida como a estimulação de pontos específicos sobre a pele. Esta estimulação pode ser feita com a pressão da ponta do dedo ou com agulhas muito finas. O intuito é afetar o funcionamento do corpo.
De acordo com o ponto de vista ocidental, a acupuntura atua através do estímulo do sistema nervoso central para que sejam liberados mediadores químicos que aliviam a dor. Já está comprovado que esses transmissores químicos conseguem influenciar o modo como o organismo reequilibra a sua bioquímica, promovendo a normalidade de funcionamento. O resultado final é que a acupuntura estimula as habilidades curativas naturais do organismo, promovendo o bem estar físico e emocional.
A auriculoterapia também chamada de auriculopunctura ou terapia auricular é uma técnica de acupuntura, provavelmente um dos mais antigos métodos terapêuticos já sendo aplicada na China 3.000 antes de Cristo, onde utiliza pontos de acupuntura localizados no pavilhão da orelha (cerca de 200 pontos) para avaliação e tratamento das disfunções orgânicas e emocionais, bem como de dores em geral.
Entre as doenças tratáveis pela acupuntura estão: dores em geral, especialmente de músculos, articulações e ossos, gastrite, stress, distúrbios hormonais, insônia, asma, distúrbios menstruais, paralisia facial, sinusite, incontinência urinária, cefaléias, dores de coluna, insônia, depressão, ansiedade e outros.
É importante destacar que, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a acupuntura é um método de tratamento complementar.
Na primeira consulta busca-se estabelecer o diagnóstico, tanto na visão ocidental, quanto na visão própria da acupuntura. Os pontos são selecionados de acordo com o diagnóstico. Após a limpeza da pele com álcool à 75%, as agulhas descartáveis são inseridas de forma indolor e deixadas no local, sendo retiradas depois de 15 minutos. São utilizadas também sementes de diversas plantas para massagem dos pontos, sendo a mais utilizada a de mostarda, que permanecem por até 5 dias no pavilhão auricular.
Retornar a pagina inicial