Cerca de 500 alunos e 60 servidores da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Manoel Vieira Lessa, no bairro José de Anchieta II, iniciaram a gincana social do Programa Tampinha do Bem. O objetivo é arrecadar o maior número possível de tampas plásticas de garrafas de refrigerante, água, suco, óleo, detergente, amaciante, produtos de higiene pessoal, creme dental e muitas outras.
O Programa de Conscientização Ambiental é gerido pelo Sindicato da Indústria de Material Plástico do Estado do Espírito Santo (Sindiplast-ES) e vinculado à Indústria do Bem, da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes). Um Termo de Cooperação foi assinado com a Prefeitura da Serra para implantação do programa, iniciando pela EMEF em José de Anchieta II.
A gincana seguirá até novembro e todas as tampinhas recolhidas são estocadas em coletores sustentáveis e depois serão vendidas. O dinheiro será investido na horta escolar mantida pelos próprios alunos e servidores. A EMEF Manoel Viera Lessa ganhou força nessa tarefa, graças à parceria com o Colégio Alternativo, unidade de ensino da Rede Privada, localizada na Serra, que também arrecadará tampinhas para a gincana.
Para o presidente do Sindplast-ES, Jackley Maifredo o programa Tampinha do Bem tem como intuito iniciar uma cultura já desde a fase infantil, com a crianças, para uma conscientização ambiental. E, em seguida, ampliar para outras unidades de ensino.
A ação – que tem o suporte educacional da Secretaria de Educação da Serra – pretende incentivar o envolvimento de crianças, adolescentes e suas famílias para o incentivo à adoção da economia circular, o que possibilita o aproveitamento inteligente de recursos usados no processo produtivo, como o plástico.
O secretário de Educação da Serra, Alessandro Bermudes, destaca que o Tampinha do Bem tem como finalidade a conscientização. “Além de conscientizar sobre o descarte adequado de material plástico, vamos estimular a reutilização do material e gerar renda para nossa horta, que cuidamos com tanto carinho”, declarou Alessandro Bermudes.
A diretora da EMEF, Elandia Rodrigues, enviou um vídeo às famílias dos estudantes, pelo grupo de whatsapp da escola, com o pedido de incentivo às crianças e adolescentes. “Motivem nossos alunos a recolherem e guardarem as tampinhas plásticas. Essa é uma grande oportunidade de trabalharmos a educação ambiental, tornando-os conscientes quanto à preservação do meio ambiente”, diz a diretora Elandia, no vídeo.
Fabricadas em sua maioria em polipropileno, as tampinhas são consideradas uma matéria-prima de primeira qualidade, material nobre que não pode ser desperdiçado, uma vez que, em apenas dois dias, o plástico reciclado está pronto para retornar à indústria.
Os campeões gerais de arrecadaçao do programa também serão premiados na abertura da 14ª Semana do Plástico, que é promovida pelo SindiplastES, em novembro, com o tema Plástico e Saúde.
A iniciativa começou a ser idealizada na Semana do Plástico na edição 2017, que é organizada anualmente pelo SindiplastES e aplicado na Rede Sesi-Senai-ES. Depois, a parceria neste sentido foi firmada com o Governo do Estado, durante o encontro com a vice-governadora, Jackleline Moraes, e representantes da Secretaria de Estado da Educação (Sedu), do Sesi/Senai-ES, do Sinrecicle e do Conselho Temático de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Coemas) para que fosse adotada pelo Estado.
Wonderful work! This is the type of info that should be shared around the internet.
Shame on the search engines for now not positioning this post upper!
Come on over and seek advice from my site . Thanks =)