AMOR de Mãe. Sabe quando e porque é comemorado em Paris e Portugal?

Esse AMOR não tem data para ser demonstrado e sentido!

Quantas vezes escutamos que o amor de mãe é único?

Muitas são as questões sobre esses sentimentos de uma mãe por um filho, sentimento esse tão puro e natural, em crianças muitas vezes é difícil para nós compreendermos o grande amor que as nossas mães têm por nós, concorda?

Quero compartilhar com vocês que morando aqui na Europa, em Paris iremos celebrar o dia das Mães apenas nesse domingo dia 04/06/2023 acredita?

Mas você sabe quando é comemorado o dia das mães na França ? O dia das mães é comemorado em diferentes datas ao redor do mundo. Quando cheguei aqui em 2014, eu ficava questionando sobre essa data de celebração! Na França, a data é celebrada no último domingo de Maio, que este ano é o dia 31.

“Em 1950, foi estabelecida um lei para determinar essa data. Porém, Napoleão Bonaparte foi o primeiro a evocar a ideia de um dia para celebrar as mães francesas. Além disso, existem documentos históricos, relatando que a cidade de Lyon, em 1918, exaltou todas as mães e esposas que perderam os seus filhos e maridos durante a Primeira Guerra Mundial. Alguns preferem afirmar que se trata de uma criação do Marechal Petáin, em 1941, para homenagear as mães que sofriam em decorrência dos horrores da Segunda Guerra Mundial”.

Ficou firmada a comemoração no último domingo de Maio, como foi referido acima, a data altera-se caso o último domingo seja dia de Pentecostes. Nessa situação, o dia das mães é alongado para o primeiro domingo de Junho, como esse Ano de 2023.

No Brasil, o Dia das Mães foi instituído em 1932 pelo então presidente Getúlio Vargas, mas a data só se consolidou anos depois, durante o regime militar, “o segundo domingo de maio é consagrado às mães, em comemoração aos sentimentos e virtudes que o amor materno concorre para despertar e desenvolver no coração humano, contribuindo para seu aperfeiçoamento no sentido da bondade e da solidariedade humana.” Assim declara o decreto de número 21.366, assinado pelo então presidente Getúlio Vargas (1882-1954) e publicado em 5 de maio de 1932.

E não poderia deixar de compartilhar com vocês, o dia que sempre celebrei bem de perto até aos meus 25 anos com a minha mãe , o Dia da Mãe é uma data comemorativa que se celebra no primeiro domingo do mês de Maio em Portugal. Eu sempre mostrei o meu amor, carinho pela minha mãe sem uma data especifica porém essas datas sempre fiz questão em expressar de forma simples ou mais completa , imagine que estou distante nesses últimos anos, mas você sabia que a data chegou a ser celebrada a 8 de dezembro em Portugal, que é o Dia da Imaculada Conceição. Mas, a pedido da Igreja, a comemoração foi mudada para que o Dia da Imaculada Conceição não perdesse o seu destaque. A comemoração passou a ser feita no mês de Maio, porque é o mês conhecido entre os católicos como o mês de Maria, mãe de Jesus.

Um facto, que como mãe no dia de hoje eu sinto-me privilegiada em celebrar o dia das mães, nessas três datas , sendo celebrado em gestos de amor e tempo de qualidade , de que forma você tem vivido essa celebração em sua vida? como filho(a), como mãe?

O Dia da Mãe é realmente uma homenagem servindo para demonstrar o amor dos filhos pelas suas mães, sendo visto, pela sociedade dessa forma. Por isso, os filhos costumam oferecer presentes e preparam surpresas para as mães, de forma a mostrarem o quanto gostam delas e agradecer todo o seu empenho e dedicação. Aprendemos a respeitar nas escolas essas datas! Mas, durante os outros 364 dias ? De que forma, você expressa esse amor, companheirismo, entrega e perdão nessa sua jornada?

Muito se fala em ter que amar, é um sentimento que parece natural para nós, mas não entendemos muitas das vezes o amor expressado ou o quanto não sabemos amar, pelas marcas da infância e da jornada da vida. À medida que envelhecemos, percebemos que o amor de mãe é único e capaz de superar todos os outros sentimentos desse Mundo.

Essa compreensão é possível, especialmente se formos mulheres e se tivermos a bênção divina de sermos mães . Sendo possível perceber que não existe nada no mundo como o amor de uma mãe e começamos a entender como as nossas mães viveram todo esse tempo.

“Todas elas deixam um legado importante na vida de seus filhos com seu amor, dedicação, renúncia e cuidado. Por isso, todos os filhos são orientados pela Bíblia a amar e honrar as suas mães. Deus compara o Seu amor pelo Seu povo ao amor de mãe.”

Na Palavra de Deus podemos ler, em Isaías 49:15-16 “Porventura pode uma mulher esquecer-se tanto de seu filho que cria, que não se compadeça dele, do filho do seu ventre? Mas ainda que esta se esquecesse dele, contudo eu não me esquecerei de ti. Eis que nas palmas das minhas mãos eu te gravei; os teus muros estão continuamente diante de mim.”

Não importa em que lugar do Mundo você habita, esteja ou permaneça , importa o quanto você tem se doado em expressar esse amor ou o quanto você recebe e da forma que esteja cultivando e sustentando esse AMOR, não espere por datas celebrativas , veja o novo amanhecer como uma oportunidade de fazer esse amor ser sentido e nutrido!

“Mãe, amor sincero sem exagero.
Maior que o teu amor, só o amor de Deus,
És uma árvore fecunda, que germina um novo ser.
Teus filhos, mais que frutos, são parte de você,

És capaz de doar a própria vida para salvá-los.
E muitos não te valorizam,
Quando crescem, te esquecem.
São poucos os que reconhecem,

Mas Deus nunca lhe esquecerá.
E abençoará tudo que fizerdes aos seus,
Peço ao Pai Criador que abençoe você.
Um filho precisa ver o risco que é ser mãe,
Tudo é cirurgia, mas ela aceita com alegria.
O filho que vai nascer…” Poema Autor Desconhecido

Até à próxima COLUNA de Lili em Paris

Deixe um comentário

Eu amo meu bairro - Grande Vitória