A artista Samira Pavesi abre nova exposição Estado de Arte (Foto: divulgaçã)
A exposição da artista abre ao público a partir do dia 30 de setembro estreando o Espaço Cultural da concessionária Vitóriawagen
Com uma produção vigorosa, disciplinada e inquieta, a artista capixaba Samira Pavesi convida para apresentar obras de sua recente pesquisa artística na exposição individual ‘Estado de Arte’, com 24 obras que revelam a simbiose da artista cada vez mais íntima com sua poética. Obras que transbordam anseios e desejos de uma conexão forte, que em momentos ela domina e em outros ela se deixa dominar para que a arte possa se revelar.
A mostra, que abre ao público no dia 30 de setembro, no novo Espaço Cultural da concessionária Vitóriawagen, apresenta obras que dialogam com o momento presente da produção da artista. Nas palavras da curadora Flávia Dalla Bernardina ‘Aí está Samira no gesto da pintura. Uma coisa se reverte na outra numa pulsação sucessiva e constante, esvaziada de objetivos e impregnada de intenções’.
Depois de expor seu trabalho em coletivas no Ceará, Rio de Janeiro e São Paulo, em obras que transitavam por abstratos profundos e botânicos vibrantes, a mostra ‘Estado de Arte’, traz grandes formatos encharcados de camadas que revelam o mergulho de ponta da artista na tela. A aparição de bússolas sugerem a invenção de um novo tempo, arrastado pelas matizes criadas na fricção do corpo com a superfície. Já no gesto delicado dos pequenos formatos, a artista revela a profundidade de sua pesquisa, como se perfurasse a obra através da pintura, em conexão incessante com aquilo que não está dado a ver. Tela na horizontal, os braços ativos peneiram o escorrimento da tinta, invocando uma memória afetiva ressignificada no gesto de pintar.
“A partida em direção ao não saber seria abrir mão de conduzir o destino do trabalho, permitindo-se fazer a obra, mas também ser feita por ela. Talvez essa seja a fricção entre as existências e não existências que evidenciam os silêncios que nos habitam. O vazio que Samira Pavesi ousa habitar para dar forma ao seu estado de arte”, pontua a curadora Flávia Dalla sobre o processo criativo da artista.
Segundo Samira, essa exposição que transborda em suas pinceladas apresentam um desejo pessoal: “transitar e ocupar novos espaços, esse também é o papel da arte, que se encarrega de contar histórias de uma época. E expor dentro de uma concessionária de veículos torna todo esse meu processo ainda mais contemporâneo, livre e acessível, permitindo diferentes e variadas observações. Afinal, quem termina a obra de arte é quem vê, o espectador. Cada um com seu olhar, com o seu sentir. Um deslocamento ou realocamento da arte para espaços inusitados e não convencionais”, afirma a artista.
Novo espaço Cultural
A exposição ‘Estado de Arte’ de Samira Pavesi estreia o projeto ‘Na Direção da Cultura’, novo espaço dedicado à arte e cultura dentro da concessionária Vitóriawagen. Segundo Juliana Braz Canedo, diretora do Grupo Líder no Espírito Santo e uma das idealizadoras do projeto, o objetivo é incentivar e promover o acesso à diversas manifestações artísticas, levando a arte para além dos espaços convencionais, e fazê-la ser observada em locais não antes habitados por ela.
‘Estado de Arte’ por Samira Pavesi – exposição individual’
Abertura: 30 de setembro
Classificação livre – entrada gratuita.
Visitação até dia 11 de novembro
24 obras com curadoria de Flávia Dalla Bernardina
Local: Espaço Cultural Vitóriawagen – Av. Vitória, 1047 – Romão, Vitória.