Artesã cria bonecas de crochê e doa para crianças com câncer

A boneca Vida é patenteada a pedido de uma ong do Canadá.

A boneca Vida é produzida em grande quantidade e doada para hospitais em Vitória, São Paulo e Brasília

Ajudar o próximo exige doação, amor e fé. Unindo o desejo e a necessidade de ser útil, a professora Rogéria Alvim venceu um câncer de mama e iniciou uma nova vida doando seu tempo para pessoas que precisam de atenção, como crianças com câncer, mulheres com diversos problemas – físicos, emocionais e psíquicos, como a depressão – e presidiários. Três públicos diferentes, mas uma coisa em comum, a boneca Vida que é doada para crianças com câncer.

Rogéria era professora em uma escola de Guarapari e no dia do seu aniversário recebeu o diagnóstico de câncer, por sua médica. Mesmo com a triste notícia comemorou o seu dia com suas colegas de trabalho, sem que elas soubessem de nada. Após a comemoração informou o problema a todas, que a abraçaram e a apoiaram.

A professora iniciou seu tratamento e foi necessário se afastar da escola, partindo para Vitória. Recuperada precisou encarar outra batalha: a volta para sala de aula. A procura para a recolocação foi grande e ela não conseguia retomar a antiga vida profissional, então, deu a volta por cima, surgindo a ideia de fazer artesanato para complementar o orçamento da família.

Certo dia, Rogéria confeccionou uma boneca para sua sobrinha e ao aplicar os cabelinhos, a artesã relembrou quando perdeu seus cabelos. Então, sentiu o grande desejo de colaborar com meninas portadoras de câncer da ACACCI, presenteando-as com uma boneca feita de amigurumi. A boneca ganhou o nome de Vida e, posteriormente, Rogeria criou o boneco B para os meninos.

Amigurumi: técnica utilizada para confeccionar as bonecas

Segundo a artesã o amigurumi é uma técnica japonesa de transformar o crochê em bichinhos, onde a produção das “carreiras” são feitas em espiral, utilizando um marcador para contá-las. “Com o amigurumi é possível fazer, bonecas, leão, polvo e outros bichos”, diz a artesã.

Em 2019 a juíza da vara de execuções penais de Viana assistiu um vídeo da Rogéria na internet e fez o convite para que ela participasse de um projeto, que acontece desde 2016 na penitenciaria de segurança média de Viana. Ela aceitou o convite e foi disposta a ensinar o amigurumi para os presidiários, encontrando uma equipe pronta para ajudar.

“Esse aprendizado também é uma possibilidade de futuro. Os presos passam o dia em sala de produção, pensam em modelos de bonecas diferentes e se ajudam. Fazer as bonecas ajuda na redução da pena. São 50 homens ajudando o projeto”, afirma Rogéria.

Rogéria, que já fazia bonecas para crianças com câncer encontrou no presídio a ajuda que precisava, para aumentar sua produção.

Outro projeto que a artesã se dedica é o da praça de Eurico Salles, onde ensina o crochê, para mulheres com experiências diversas, como câncer, depressão e outras questões que mexem com o emocional do ser humano
O projeto da Boneca Vida continua fazendo parte da rotina de Rogéria. Sua produção tem cerca de 200 bonecas para distribuir para crianças com câncer de hospitais de Vitória, Brasília e São Paulo no período do natal.
Rogéria é voluntária na ACACCI e ensina as mães das crianças a confeccionarem as bonecas.

“A Vida é um projeto iluminado por Deus. Eu publiquei um vídeo na internet que obteve 11 mil visualizações, que foi assistido por uma pessoa de uma ONG canadense, que pediu para eu ir ao Canadá dar o curso de amigurumi. Por acaso a ONG se chamava Vida para a Vida e eles queriam algo para crianças com câncer. A única exigência é que eu devia patentear a boneca e consegui fazer isso com a ajuda de amigos e da minha irmã que mora no Canadá. Precisamos de ajuda das pessoas para aumentar a produção e arrecadar mais matéria prima para o projeto. Em Jardim Camburi ainda não tenho uma loja de apoio para eu dar aulas, nem um ponto de recolhimento de linha. O projeto vive de doação e é emocionante ver as crianças recebendo as bonecas. Quem tiver interesse em apoiar o projeto da boneca Vida, pode me encontrar no Instagram @bonecavida ou ligar para (27)99694-3835. Eu não tinha nada e agora tenho vida e uma historia muito linda escrita pelo dedo de Deus”, finaliza.

Leia também: Terapia inglesa que combate queda de cabelo durante tratamento de câncer é novidade em Colatina

3 thoughts on “Artesã cria bonecas de crochê e doa para crianças com câncer

Deixe um comentário

Eu amo meu bairro - Grande Vitória