Professor Elber Freitas fala sobre sua experiência como esportista e educador na arte da capoeira
A capoeira é um esporte que proporciona diversos benefícios ao praticante como a melhora da saúde física e mental.
O professor de capoeira Elber Freitas, que é presidente e fundador da Associação de Capoeira Lealdade e Força – ACLF, nos conta que o esporte engloba três aspectos importantes: o cuidado com o físico, psíquico e social do praticante. “Qu ando eu pratico o esporte obtenho diversos benefícios como o aumento da força, da resistência, a melhora da coordenação motora, entre outras valências físicas. A capoeira promove a sensação de bem-estar. O esporte me trouxe coisas boas, principalmente a amizade, pois o lado social é forte. Tenho amizades de uma vida inteira, desde a infância. A amizade é uma família, convivemos Professor Elber Freitas fala sobre sua experiência como esportista e educador na arte da capoeira. juntos, treinamos, ajudamos uns aos outros.
Elber experimentou outras lutas, dentre elas, o judô e full contact. Mas, aos onze anos de idade se apaixonou pela capoeira porque, segundo ele, a arte vai além da luta e do esporte. “O meu prazer com a capoeira veio da musicalidade, dos movimentos acrobáticos, e a liberdade que o esporte proporciona. A capoeira se transforma em várias coisas ao mesmo tempo. Na infância, experimentava outros esportes, fui surfi sta, skatista, mas a capoeira era o que eu mais gostava porque me envolvia com a arte e com as pessoas. É um esporte que me educa até hoje. Para ensinar é preciso aprender o tempo inteiro. Me desenvolvo com as crianças e passo minha experiência de uma forma sadia, divertida e prazerosa. A capoeira é social, você depende das pessoas, você precisa aprender a conviver e respeitar a todos, inclusive a quem você não tem afi nidade, aprendendo a lidar com as diferenças de cada um.
Encontro infantil Batizado e troca de cordas
No dia 28 de novembro de 2015, à 09 horas, acontecerá o evento de capoeira “Encontro Infantil e Batizado e Troca de Cordas”, no Anfi teatro do Parque Botânico Vale. O objetivo do evento é divulgar os projetos da ACLF e cumprir a tradição da capoeira com o batizado e a troca de cordas, que é o momento mais esperado pelos alunos onde cada participante demonstra às famílias e a sociedade o grau de aprendizado da arte.