Como conquistar mais clientes. As empresas ficam pensando em diversas estratégias para atrair e conquistá-los, porém, mais importante do que isso é saber como chegar até eles. Muitos empreendedores acreditam que um bom produto se vende sozinho. Infelizmente, isso não é verdade. Acima de tudo, é importante não repetir friamente as técnicas adotadas por outras empresas, mesmo sendo do mesmo segmento. Portando,não faça anúncios, um post no Instagram ou crie um blog apenas porque as outras empresas estão criando. Se você seguir empreendendo sem uma estratégia, vai acabar quebrado, sem dinheiro e sem clientes.
Em primeiro lugar, ter uma empresa sem uma estratégia de crescimento é um erro que você deve evitar. A aquisição de clientes deve ser levada sempre em paralelo com o desenvolvimento de seus produtos e serviços e estudar que canais de aquisição são ideais para isso, faz parte da elaboração do seu plano. Em segundo lugar, lembre-se sempre de testar o que serve para o seu negócio.
Portanto, fiz uma lista com alguns canais de aquisição para que você possa testar a melhor forma de chegar a seus clientes:
1.Marketing de Indicação
Criar um programa de indicação onde seus clientes recomendam outros clientes, mas ganhando algo em troca.
2. Relacionamentos Estratégicos (Parcerias)
Criar relacionamentos estratégicos que ajudem a sua empresa crescer é muito importante, pois ninguém faz nada sozinho. O foco aqui é encontrar potenciais parceiros que juntos possam beneficiar ambas as partes numa relação ganha-ganha. No processo de desenvolvimento de negócios, é preciso saber estruturar negócios, encontrar parceiros e saber se aproximar deles com inteligência.
3. Anúncios na internet (Redes sociais, Google, blogs)
Somente anunciar não é relevante. O importante é sempre acompanhar as palavras-chave utilizadas, sua taxa de cliques e o engajamento de seus anúncios.
4. E-mail marketing
E-mail marketing é mais eficiente quando é relevante e personalizado. Logo, crie pautas interessantes para que seu cliente tenha vontade de abrir. Não use esse canal somente para vender.
5. Anúncios Offline
TV, rádio, panfletos, jornais, revistas, outdoor, são alguns dos exemplos. Você pode achar que caiu em desuso, mas sempre digo: veja o que funciona para o seu negócio. Onde a sua persona busca informação?
6. Marketing de conteúdo
Uma estratégia de marketing de conteúdo se baseia em produzir conteúdo relevante e criar uma audiência para consumir este conteúdo, que pode ser através de um blog no seu site ou em sua rede social.
7. Participar de feiras e eventos
Participar de feiras e eventos como expectador e porque não como expositor/patrocinador?
Estar em uma feira de negócios pode te proporcionar várias chances de demonstrar o seu produto, gerando mais possibilidades de interesse e novos clientes.
8. Promova eventos e crie a sua comunidade
Podem ser palestras, almoços, cafés. Criar uma comunidade envolve gerar conexões entre empresa e clientes além da possibilidade de mais pessoas se juntarem ao grupo em prol do mesmo objetivo!
Resumindo, é muito importante aprender sobre os canais de aquisição e ter uma estratégia para conquistar mais clientes. Você não precisa utilizar todos eles, mas acima de tudo, teste as ferramentas e priorize quais canais você deve escolher. Procure cursos de empreendedorismo. Experimente sempre e descubra os melhores canais para o seu negócio!
O que gera resultado é ação!