Segundo o Ministério da Saúde, 26 % dos adultos brasileiros têm obesidade e mais da metade da população está acima do peso. Os dados são preocupantes, uma vez que essa é uma condição responsável por desencadear alterações hormonais, metabólicas e respiratórias, sendo um fator de risco para outras doenças sérias como diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares, renais e até mesmo certos tipos de câncer.
Com a crescente preocupação com a saúde e o bem-estar, o emagrecimento tornou-se um tema cada vez mais relevante. Com isso em mente, conversamos com a nutricionista Luciana Lubi, especialista em emagrecimento saudável e especialista em xxxx, para obter insights valiosos sobre como alcançar esse objetivo de maneira saudável e sustentável.
EAMB: É possível emagrecer mudando a alimentação? ) Que tipos de alimentos são proibidos para quem quer emagrecer?
Luciana Lube: Sim. Evitando refrigerante, frituras, bebidas alcoólicas, industrializados, entre outros alimentos e guloseimas que não são saudáveis.
EAMB: Eu consigo emagrecer somente com a alimentação saudável, sem praticar atividade física?
Luciana Lube: Sim. No entanto, esse emagrecimento vai queimar a gordura e reduzir, também, sua massa muscular.
EAMB: É preciso fazer dieta?
Luciana Lube: O ideal é ter um equilíbrio na alimentação. Uma organização com o cardápio e nas compras de supermercado é importante. Embora, existem casos que é necessário realizar uma dieta mais rigorosa, como por exemplo, pessoas celíacas, com intolerância à lactose, com insuficiência renal, diabéticos, pré e pós cirúrgicos (bariátricos).
EAMB: Para emagrecer tem que “passar fome”?
Luciana Lube: Não! Muito pelo contrário. A reeducação alimentar ou dieta tem o objetivo de saciar, até mesmo para evitar o famoso “beliscar”.
EAMB: Em quanto tempo eu consigo emagrecer?
Luciana Lube: Vai depender muito do biotipo de cada um, disponibilidade e organização de uma rotina, para seguir o passo a passo para chegar ao emagrecimento desejado.
EAMB: O que você acha dessas dietas que encontramos na internet?
Luciana Lube: Não acho viáveis. Uma dieta envolve a individualidade. Cada corpo terá uma reação ao inicia-la, como mudanças de hábitos. É necessário ser monitorado por um profissional. No início vai ser preciso uma estratégia e à medida que obtém mudanças, ela será reestruturada. As dietas de internet não vão ter esse controle da sua individualidade.
EAMB: Como é o trabalho da nutri?
Luciana Lube: É conhecer o paciente, seu objetivo, tentar um plano alimentar o mais próximo possível da realidade dele e que seja agradável, transformando seus hábitos, saúde, autoestima, disposição e vigor, de cada um. A nutrição vai muito além do alimento.
EAMB: Quantas consultas eu preciso para alcançar meu objetivo de emagrecer?
Luciana Lube: No mínimo 3 meses de consulta. No entanto, dependerá de cada um e de quantos quilos é preciso emagrecer.
EAMB: Bebida alcóolica é proibido para quem faz dieta?
Luciana Lube: Proibido não é. Mas, a bebida alcoólica é inflamável para o corpo, tem um valor calórico alto. Ela atrapalha bastante o processo de emagrecimento.
EAMB: Para emagrecer, nunca mais vou poder comer um bolo, uma pizza ou um chocolate?
Luciana Lube: Nãoooo (risos), pode comer sim. Tudo dentro dos cálculos da dieta, pode.
EAMB: Tudo que eu consumir tem que ser diet?
Luciana Lube: Não. Pode comer alimento sem ser diet e light. Não há problema algum.
EAMB: Qual é a melhor dieta para quem quer emagrecer?
Luciana Lube: Eliminar os industrializados é um fator importante. Mas a melhor dieta é aquela que é feita para você.
EAMB: Existe um método para uma perda de peso duradoura?
Luciana Lube: Sim. Uma reeducação alimentar e aprender a ter autonomia de suas escolhas.
EAMB: Dá para afinar sem cortar o carboidrato?
Luciana Lube: Com certeza. O carboidrato é um grande aliado ao emagrecimento. Tudo vai depender de como é consumido.
Sobre a entrevistada
Luciana Lube é nutricionista e atua há 3 anos na área, especialista em atendimentos clínicos com foco no emagrecimento, reeducação alimentar e hipertrofia. Está se especializando em medicina do esporte. Atende em vitória, na Enseada do Suá.
Instagram: @lubelucianatorres
Contato: (27) 99906-9005