Como consigo clientes para comprar meu produto ou serviço?

Muitas pessoas têm excelentes ideias e, a partir delas, resolvem montar um negócio. No entanto, esquecem que não adianta ter um produto ou serviço maravilhoso e não vendê-lo. Certo? A primeira coisa a fazer é conseguir clientes que comprem aquilo que está sendo oferecido.

Para vender, não basta abrir uma porta, fazer a melhor decoração, colocar produtos nas prateleiras e esperar o cliente vir. Não adianta prestar o melhor serviço, ter preço competitivo e não captar clientes.

E, como conseguir clientes?

Em primeiro lugar, para conseguir obter clientes é necessário fazer com que seu negócio seja visto e lembrado, divulgando sua empresa, produto ou serviço. Caso contrário, as pessoas nunca saberão que o seu negócio existe. Não adianta ficar parado na porta esperando alguém passar. Você corre riscos, principalmente, se seu negócio está localizado em um ponto que não há movimentação de pessoas.

A divulgação do negócio pode ser executada de diversas maneiras, como em forma de anúncios em mídias (peças gráficas, textos, vídeos) impressas ou online, relacionamento com pessoas (marketing “boca-a-boca”), ações de marketing, e outras. O importante é saber, primeiramente, quem é seu público alvo e onde ele está, para poder buscá-lo. Lembrando que você pode acessar seu público em diversos locais.

Como vou divulgar meu negócio sem ou com pouco recurso?

Se você está começando seu negócio e não tem dinheiro para investir em contratação de empresas de publicidade ou outros serviços, existem inúmeras formas para realizar a divulgação com custo reduzido. Uma delas é “se mexer”, sair da “zona de conforto” e buscar seus clientes, ligando para pessoas, visitando, escrevendo textos no linkedin, por exemplo, ou em outras mídias, usando a criatividade para stories e feed no Instagram e do facebook, utilizando grupos e listas de transmissão do whatsapp e aproveitando as oportunidades que os recursos gratuitos proporcionam.

Caso não tenha como pagar um design, você pode utilizar o “canva.com” para criar peças (arte) gráficas, que apesar de demandar de tempo, funciona bem.

Outra coisa importante é buscar conhecimento, como fazer um curso de mídias sociais, por exemplo, para saber como postar e não ficar panfletando lá no digital e espantando possíveis clientes.

Essas são algumas das opções e maneiras de começar a divulgar, enquanto, não existem condições financeiras para contratação de serviços mais eficazes e que vão impactar mais positivamente, convertendo a divulgação em vendas.

Às vezes quando criamos uma divulgação nas mídias sociais, não conseguimos fazer com que as pessoas comprem aquilo que estamos vendendo. Você sabe qual é o motivo? Pode ser porque não conhecem quem está vendendo, os benefícios do produto, a divulgação não utiliza cores e fontes necessárias que atraiam clientes, ou não é feita de forma profissional, entre outros motivos. Por isso é importante estudar o básico ou procurar um profissional da área.

Outro recurso é falar pessoalmente com pessoas. Quando conseguimos estar com esse público pode ser mais fácil fazer com que ele se interesse por seu produto ou serviço, porque é possível mostrar como funciona e quais são os benefícios do que estamos vendendo, além de que, presencialmente, termos mais argumentos para despertar o interesse do público.

Eu, por exemplo quando vou em eventos de network procuro perceber quem me interessa para conhecer e trocar informações. Sempre me preparo para estar nesses locais, penso primeiro qual será o objetivo de ir no evento. Nos últimos eventos que participei criei algumas oportunidades estratégicas para me destacar de alguma forma e conseguir divulgar a Rodada de Negócios Eu Amo Meu bairro, como me aproximar das pessoas e fazer um pitch (breve apresentação do que eu quero vender, seja um produto, um serviço, um evento ou eu mesma) já pensado antes de sair de casa. No pitch eu sempre procuro entender as dores de possíveis clientes que estarão presentes, inicio citando os possíveis problemas e depois eu mostro a solução. Quanto mais pessoas consigo alcançar, mais eu fico conhecida e aproximando as pessoas de mim, aproximo do meu negócio.

Enfim, o importante é partir para a ação e não ficar aguardando as coisas “caírem do céu”.

Continua…

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Eu amo meu bairro - Grande Vitória