Como contratar um site para a sua empresa

anuncio vale

Planeje com cuidado antes de contratar o serviço

Após a decisão da criação de um site para sua empresa, é necessário saber quanto custa e como contratar o serviço, para não haver problemas de ter que tirá-lo do ar
A internet oferece diversos tipos de sites gratuitos ou com orçamentos exagerados. Pensando nisso, conversamos com a Analista de sistemas e Web Developer, Roziane Ataydes Freitas, sócia proprietária da RN Desenvolvimento Web, que orienta a melhor forma de contratação do serviço.
Segundo Roziane, quando realizamos buscas na internet encontramos diversas plataformas que oferecem sites gratuitos, onde o próprio usuário prepara seu ambiente web. Esses sites, costumam ter muitas limitações e não possuem variedade de recursos, além de impossibilitar a migração para outras plataformas (quando o site precisa ser atualizado com novo lay-out por um profissional, possivelmente as informações e banco de dados não poderão ser reutilizados, gerando retrabalho).

“Esses sites gratuitos, geralmente, limitam a quantidade de imagens publicadas, disponibilizam modelos predeterminados, impossibilitando o usuário de personalizá-lo. O usuário esquece que o site tem que ser ‘alimentado’ com informações atualizadas. O domínio não é próprio e o site não terá um endereço de e-mail personalizado com o nome da empresa. O correto é compreender a proposta do cliente e orientá-lo sobre todo o funcionamento do site, como será a manutenção, a hospedagem e o domínio, além de dar o treinamento para ele gerenciar o conteúdo de seu site”, informa.

Roziane frisa que quem cobra um serviço muito barato, pode estar vendendo um trabalho com execução incompleta.

“Na hora de contratar alguém para criar o site de uma empresa é necessário ter referências do profissional, pois não é apenas mostrando um trabalho bonito e bem apresentado, que o cliente terá a certeza de satisfação plena. Por trás da beleza de um site, existe a funcionalidade: é necessário ter mão-de-obra para realizar a manutenção, para que o site nunca saia do ar; é preciso que alguém faça as atualizações das informações com textos e imagens; o site poderá ter a necessidade de novas funcionalidades, gerando manutenção, entre outros serviços. Devemos estar cientes de todos os detalhes para não correr o risco de contratar um serviço que possa gerar prejuízos, como a perda do valor e do tempo investido, fazendo com que seu site fique pouco tempo no ar. Exija uma proposta detalhada, e peça ao desenvolvedor que explique bem como as coisas funcionarão para que não seja necessária a contratação de outros serviços. O bom é ter um pacote de serviços detalhados”, finaliza.

anuncio vale

Deixe um comentário

Eu amo meu bairro - Grande Vitória