Por Jaqueline Guerra
O empreendedorismo feminino é um movimento que vem crescendo a cada ano no mundo inteiro e fortalecendo a independência de muitas mulheres. Com tantas conquistas, a Organização das Nações Unidas, (ONU) reservou em 2014, o dia 19 de novembro como o dia do Empreendedorismo Feminino, uma conquista que precisa ser comemorada.
O poder transformador deste movimento vem fazendo revoluções no universo feminino, incentivando cada vez mais mulheres a saírem da sua zona de conforto, transformando seus sonhos em negócios lucrativos e que fazem a diferença para a sociedade, trazendo benefícios para economia, gerando novos empregos e novas perspectivas inovadoras para o mercado de trabalho. Os desafios são muitos, afinal precisamos exercer vários papeis como mães, esposas, estudantes entre outros e ainda ter muita determinação, coragem, organização e planejamento para iniciar um novo negócio.
As mulheres por apresentarem toda esta flexibilidade e muito jogo de cintura conseguem aplicar melhor suas habilidades comportamentais, as famosas soft-skills, extremamente valorizadas no mercado atual, fazendo toda a diferença na administração de suas empresas.
Segundo levantamento realizado pelo Sebrae no Brasil, há 9,3 milhões de mulheres à frente de um negócio, sendo que 45% delas são chefes de família, ou seja, são responsáveis pela renda principal do lar, muitas vezes, sendo a única fonte de renda. Além disso, as mulheres representam 48% dos microempreendedores individuais (MEI) no país.
Mesmo com a crise que estamos vivenciando devido ao isolamento social causado pela pandemia, as mulheres empreendedoras fecharam o ano de 2020 com um crescimento de 40% no empreendedorismo feminino. Em maior número, na faixa etária de 22 a 35 anos, 54% das mulheres decidiram abrir uma nova empresa ou investir em negócios voltados a serviços, principalmente nas áreas da alimentação, beleza, estética e moda, segundo dados da Rede Mulher empreendedora (RME).
Diante de tantos desafios e de incertezas precisamos ter coragem para continuar nossa jornada empreendedora, compartilhando nossas histórias, unindo nossas forças, para que assim possamos ajudar mais mulheres a superar as dificuldades e sermos fonte de inspiração para que continuem sendo protagonistas de suas próprias vidas.
Sobre a autora
Jaqueline Guerra é Administradora, Especialista em Gestão de Negócios, Consultoria de Gestão, Liderança de Alta Performance e proprietária da JC Consultoria em Gestão de Negócios. Consultora e Coaching de Imagem e Estilo, Membro da Federação Internacional de Imagem e Idealizadora do Projeto Sob Medida Consultoria de Imagem e Estilo para empreendedoras (@jc_Consultoria e @sobmedida.es.)