Na terça feira (08), no auditório do colégio adventista em Cariacica, foi realizado a cerimônia de aprovação do estatuto, criação, eleição e posse da diretoria executiva e conselho fiscal e sua legitimação da Federação Estadual dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública do Espírito Santo (FECONSEG-ES). O evento foi mobilizado pela Diretoria de Direitos Humanos e Polícia Comunitária (DDHPC) da PMES, da Gerência de Integração Comunitária da SESP e Comissão de organização da FECONSEG-ES. A União dos Conselhos tem o objetivo de fortalecer o que prevê a constituição estadual de criar políticas de segurança pública junto com a sociedade. O CONSEG-JC esteve presente representando o bairro Jardim Camburi.
O evento foi aberto pelo Diretor Adjunto da DDHPC, Ten. Cel. Sandro Roberto Campos, que firmou o apoio do Comandante Geral da PMES, fez uma apresentação do histórico da Policia Interativa e conselhos comunitários de Segurança Pública do ES desde da década 90 até atualidade, bem como seus objetivos, atribuições, enfatizando a parceria e integração entre a sociedade e o sistema de segurança pública e de defesa Social que exige os novos tempos.
Os trabalhos foram iniciados com a aprovação do estatuto e eleição da nova Diretoria do CONSEG. Este momento foi presidido pela Sra. Graça Veiga do Conselho de Jardim América, o qual legitimou os atos formais, dando posse aos novos conselheiros.
Atualmente, o Município de Vitória conta com apenas um conselho registrado e atuante na capital que é o Conselho Comunitário de Segurança com Cidadania de Jardim Camburi CONSEG-JC. Jardim Camburi representará a cidade de Vitória (ES) na FECONSEG-ES, através do CONSEG-JC, que colaborará com toda diretoria apoiando e desenvolvendo ações preventivas de segurança, elevando e mantendo a qualidade de vida do ser humano e do meio ambiente com as atividades a serem pensadas e desenvolvidas.
O Segundo Diretor financeiro do CONSEG JC, Iberê Arruda, elogiou a organização e desenvolvimento da cerimônia e destacou o intercâmbio com conselheiros de outros municípios e o desafio que terá a federação, pois durante o evento foram identificadas grandes dificuldades de regularização dos conselhos, que não estão devidamente regularizados por conta, principalmente, dos custos cartorários. “O Conseg de Jardim Camburi acabou sendo destaque nas falas do evento, por ser uma exceção de organização dos conselhos que estão com a documentação regularizada, se tornando uma referência no meio, além da organização e profissionalização da associação, que existe há tão pouco tempo e já possui um site estruturado, um grupo organizado, realiza reuniões sistemáticas, sempre bem conduzida pelo presidente Jailson Miranda”, destacou Iberê.
De acordo com o Vice-Presidente do CONSEG-JC, Aloisio Silva, a importância desta associação vai além da aproximação com os demais conselhos do Estado.
“O objetivo maior é unir forças na busca do bem comum para os CONSEG’s. É um momento de troca de experiências importantes, pois assim nos conhecemos e ficamos atualizados com relação às novas oportunidades e também às leis e normas, que regem os conselhos. É muito importante estarmos juntos. A FECONSEG-ES deverá ser um meio de aprimoramento das ações dos CONSEG’s, trazendo informações, conciliando projetos e sempre com uma fonte agregadora para os conselhos e poderá ser um ponto de apoio para criação de novos. Isso fortalece inclusive financeiramente, pois terá um grande alcance em busca e na participação de projetos de grande volume, firmando a parceria entre os CONSEG’s da FECONSEG-Es. Sempre será um ponto de união e fortalecimento dos conselhos participantes.
Segundo o presidente do CONSEG-JC, Coronel Miranda, o objetivo visa fortalecer a cooperação da comunidade na cultura da gestão participativa e cooperação na segurança pública. Ele afirmou que entre muitas funções da federação, entre elas será de fortalecer a participação social, bem como revitalizar, reorganizar e criar conselhos em todo Estado para que realmente trace políticas de segurança dos municípios, das regiões e bairros em parceria permanente com as instituições de segurança. Disse, ainda, que será muito importante a participação e apoio do estado e suas forças de segurança no apoio e mobilização da comunidade para ser realmente um aliado da segurança e consequentemente da paz social que todos nós almejamos.
Você também vai gostar de ler:
Conselho Comunitário propõe ambiente de debates para o bairro
Parabéns matéria está muito bem redigida e explicativa, de forma suscinta e objetiva 100% profissional ???????♂️??♀️